domingo, 10 de março de 2013

CEGO MONTA OBRAS DE ARTE COM PEÇAS DE LEGO


      Com paciência e determinação, o deficiente visual Anderson Quintete, 30 anos, dá forma a objetos que ele nunca viu, mas imagina como sejam. Peça por peça de lego e as "criações" do carioca de Campos, Rio de Janeiro, ganham formas. Os blocos ajudam Anderson a se expressar e a mostrar a realidade da maneira como ele mapeia o que está ao redor dele.

      O Lego entrou na vida de Anderson ainda na infância. Filho de diarista, ele conheceu o brinquedo em uma das casas em que a mãe trabalhava. "Aos 10 anos tive meu primeiro contato com as peças, mas só com 14 anos eu ganhei um kit de presente da minha mãe. Desde então, eu me apaixonei, porque assim eu posso mostrar aos 'videntes' - como ele chama quem enxerga - o meu mundo imaginário", relata.

      O talento do carioca foi descoberto em uma feira de exposição no Instituto Federal de Campos. Um empresário de uma loja de brinquedos, impressionado com a habilidade do jovem, o presenteou com um kit de lego. Por meio do empresário, Anderson conseguiu realizar algumas exposições em Campos. As criações não entram na negociação. Ele deveria receber para demonstrar as habilidades artísticas. Mas sem retorno financeiro para montar as mostras, o artista, então, passou a trabalhar de camelô para se manter.

      Atualmente, com mais de 50 mil peças de lego, Anderson reproduz objetos considerados simples, como um banco de praça, mas também objetos difíceis, como um ônibus com poltronas reclináveis, passageiros, rodas e até portas móveis. Segundo Anderson, a montagem do ônibus dura em torno de 18h e contém mais de 25 mil peças de lego. Mas a obra não é a maior construção do artista. Ele já ergueu um prédio de aproximadamente 1 metro, com 10 andares, com todos os 50 mil blocos da coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário