segunda-feira, 18 de março de 2013

BRINQUEDOS POPULARES: PÉROLAS PARA A COORDENAÇÃO MOTORA FINA


     
      Além de toda tecnologia disponível nos dias de hoje, e que são bem vindas, nada substitui as impressões sensório-motoras de um brinquedo que dê para pegar, que tenha temperatura, volume, peso, cores, que possa gerar movimento, que seja engraçado, que estimule a imaginação, que seja compartilhado e de quebra refine o uso das mãos!
      Sim, o brinquedo popular tem de tudo isso e um pouco mais. Já repararam a quantidade de movimentos intrínsecos, a organização dos arcos das mãos, a maravilhosa dissociação de dedos, a força muscular e a manutenção voluntária de tônus?
      Esteja onde estiver eu não vivo sem eles, mesmo com o meu iPad no lado. Moro em São Paulo, mas estes são diretamente de Recife, terra adorada. Faço questão de tê-los sempre naquela caixa mágica que tenho no consultório!

      Com imaginação podemos fazer em terapia:

- trabalhar em duplas para fazer jogos de imitação. Tenha no mínimo, dois.

- desafio para controlar o movimento: descer a cabeça da burrica, deixar o “mané gostoso” de cabeça pra baixo. Por meio de imitação postural, comando verbal e imagem. A depender da idade da criança e nível do programa.

- ter o modelo no papel para trabalhar posição no espaço, relação espacial, posição de detalhes e recombinações.

- eles podem ser usados também em cenas de pequenas histórias de teatro.

     
      Apesar de parecer fácil, para algumas crianças com Disfunção do Processamento Sensorial é um desafio reproduzir e criar estas brincadeiras, mas ao mesmo tempo, na minha prática tenho visto que eles se envolvem muito mais fácil talvez seja pelo fato que o brinquedo popular ainda tem a vantagem de ter uma simplicidade que beira uma doce inocência tão necessitada nos dias de hoje.
      Vale sempre lembrar que o lúdico seja sempre o condutor do terapêutico.
      Quem quer compartilhar mais ideias para utilizar esses brinquedos?

FONTE:
Ana Elizabeth Prado
Terapeuta Ocupacional.
São Paulo.
aeoprado@uol.com.br
http://terapiaocupacional-bethprado.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário