sábado, 23 de novembro de 2013

CINEMA EM TIRAS - O EXORCISTA - PARTE 3



CURIOSIDADES SOBRE O EXORCISTA (CONTINUAÇÃO)

8) Análises psicológicas do filme veem O Exorcista como representação extrema do "inferno da puberdade" e das transformações fisiológicas provocadas no corpo feminino às portas da adolescência. 


9) À época, o filme também foi analisado como espelho da catarse de violência que os americanos assistiam na Guerra do Vietnã. Teve também quem enxergasse Regan como modelo de rebeldia e inconformidade contra "o sistema". 


10) Em 2000, O Exorcista foi relançado na "versão do diretor", com cópia restaurada e 11 minutos de cenas que ficaram de fora da versão original, entre elas a que mostra Regan descendo a escadaria de sua casa com o corpo contorcido, aparentando ser uma aranha (efeito complexo à época, ficou ao gosto do diretor graças à trucagem digital).


11) O mal estar que o filme provocava foi incorporado ao marketing. Em algumas salas, eram distribuídos saquinhos para conter enjoo e anúncios alertavam que a sessão não era recomendada para cardíacos e gestantes.


12) Proibido em algumas cidades da Inglaterra, o filme originou a curiosa "Excursão Exorcista", que levava o público de ônibus a cidades que o exibiam.


13) A atriz Mercedes McCambridge é quem dubla a voz demoníaca de Linda Blair. Considerando-se injustiçada pela falta de crédito, e vendo Linda ser indicada ao Oscar de atriz coadjuvante, Mercedes processou a Warner.


14) Durante as filmagens de O Exorcista, nove pessoas ligadas direta ou indiretamente à produção morreram. Os atores Jack MacGowran e Vasiliki Maliaros morreram antes do lançamento do filme. 


15) Friedkin, por garantia e também pela publicidade, pedia para um padre benzer o set com regularidade.

FONTE: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs 










 



 CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário