quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CINEMA EM TIRAS - O EXORCISTA - PARTE 2








      Em 19 de junho de 1973, o diretor William Friedkin apresentava O Exorcista em uma première em Nova York — a estreia oficial seria em 26 de dezembro daquele ano — e consolidava seu nome à frente da nova onda do cinema americano. Confira 15 curiosidades sobre o fime:



1) Entre a première em 19 de junho e o lançamento no circuito em 26 de dezembro de 1973, a Warner fez algumas sessões especiais — e as consequentes reações dos que viam — aumentavam a expectativa em relação ao "ultrajante" e "apavorante" filme. Friedkin vetou as usuais sessões teste com público, expediente que costuma provocar alterações e cortes nos filmes. Segundo dizia, se Warner levasse em conta o conta a resultado dessas sessões jamais lançaria O Exorcista. 
 
2) A estratégia de divulgação resultou em filas imensas quando da estreia oficial nos cinemas.

3) O Exorcista chegou ao Brasil em novembro de 1974.

4) Em busca de maior realismo das interpretações, Friedkin fazia uso de métodos peculiares. O diretor alimentou a imagem, folclórica para alguns, de desprezar e trabalho de atores. Gostava de andar armado e dava tiros para o alto no set, com o fim de tensionar o elenco e captar reações sem avisar que a câmera estava rodando.

5) Era comum colocar música em alto volume no set.

6) Por conta desse "método", Friedkin provocou uma séria lesão na coluna da atriz Ellen Burstyn, que faz a mãe da menina Regan. Em uma cena em que Ellen deveria ser arremessada contra a parede e arrastada, o diretor fez a atriz usar um colete atado em uma corda, que a puxava para trás com enorme força — ele pediu ao câmera para registrar a cena antes sem a atriz ser avisada do baque, com o fim de captar um susto genuíno dela.

7) Friedkin também esbofeteou diante da câmera William O'Malley, um religioso de verdade que interpretou o padre Karris, para captar nele uma expressão de tensão mais genuína.











 
CONTINUA...


Nenhum comentário:

Postar um comentário