quarta-feira, 27 de abril de 2011

PRECONCEITO - POLÊMICO QUADRO DA MTV SOBRE AUTISTAS

    

    O quadro "Casa dos Autistas" - infeliz e preconceituosa ideia de algum(ns) "humoristas" da MTV deu o que falar.

     Segue abaixo as "desculpas" do humorista Marcelo Adnet e a reação do deputado federal Paulo Pimenta:

     A paródia do extinto reality show Casa dos Artistas (SBT) faz piadas com portadores da disfunção. Após receber inúmeras críticas e ser acusado de apelar para o humor “politicamente incorreto”, o humorista Marcelo Adnet recorreu ao Twitter e manifestou-se sobre o assunto.
     Para uma seguidora, o comediante disse que a ideia do quadro não foi sua.
     - Desculpe, sempre fui contra esta cena, mas fui voto vencido. Não escrevi esta cena e não sou o diretor do programa.
     Para outra usuária do microblog, Adnet disse que não pode se “responsabilizar sozinho” por algo que não fez.
 
     - Não posso me responsabilizar sozinho por uma cena que não escrevi, não dirigi e sempre fui contra!

    
     O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) ingressou, nesta segunda-feira (25), com uma representação no Ministério Público Federal para que sejam tomadas providências com relação a um quadro do Programa Comédia MTV, chamado “Casa dos Autistas”.  Na sketch, que busca ser uma sátira do Casa dos Artistas do SBT, o dia-a-dia as pessoas com disfunção global do desenvolvimento é retratado, a partir de uma visão particular dos humoristas do canal musical.


     No documento, o deputado classifica o “Casa dos Autistas” como um programa discriminatório que explora de maneira preconceituosa a imagem das pessoas com transtornos globais do desenvolvimento. A representação do deputado Pimenta está baseada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. O texto da Declaração diz que “os Estados Partes proibirão qualquer discriminação baseada na deficiência e garantirão as pessoas com deficiência igual e efetiva proteção legal contra a discriminação por qualquer motivo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário