segunda-feira, 18 de abril de 2011

DICAS DE ACESSIBILIDADE DENTRO DE CASA


      Como posso ajudar, ou pelo menos, não atrapalhar um deficiente visual nos vários espaços de convívio, tanto público como privado? Será que dentro de sua própria casa um deficiente visual precisa ter acessibilidade?
      Nas ruas, como um deficiente visual faz para se deslocar em linha reta, já que ele não enxerga ou enxerga pouco?
      Essas e outras perguntas e dúvidas, pipocam as mentes de alguns videntes, a essas se seguem outras do tipo: como posso ajudar sem dar a impressão de que considero o deficiente visual um incapaz?
       O que acontece normalmente, é que o cego está sempre de testa ou braço roxo. Pensando nisso e naqueles que não sabem o que fazer, tentaremos a seguir, responder algumas dessas questões nas dicas de acessibilidade, tanto no espaço privado, quanto mo público.

       Dicas para espaço interno:
Dica 1 – Cadeira no lugar: Quando você se levantar de uma cadeira, coloque-a no mesmo lugar em que ela estava, afinal, apesar delas possuírem pernas, elas não andam sozinhas e não vão sair da frente se um cego estiver indo ao encontro dela. Será acidente na certa e o tombo valerá alguns hematomas e futuras gargalhadas.

Dica 2 – Luz acesa ou apagada?: Para um cego total pouco importa se a luz está acesa ou apagada, então não se preocupe em sair correndo na frente do “ceguinho” somente para acender a luz quando ele estiver se dirigindo a um outro espaço da casa. Esta sua corrida pode gerar um tombo e o deficiente não vai entender nada do que aconteceu, ficando com cara de “UÉ”, isto tinha a ver comigo?

Dica 3 – Copos de vidro: Procure utilizar copos de vidros e de preferência, vidro pesado, porque um cego procura um copo passando a mão, “de leve”, sobre a mesa para encontrar o dito cujo, e se ele for de plástico ou de vidro leve, quando a mão dele bater no copo, certamente esse virará. Novo acidente a vista e desta vez com consequências indiretas para a toalha de mesa ou o tapete da sala de jantar, que nada tinham a ver com a situação.

Dica 4 –Porta fechada: Porta entreaberta e testa de cego, se atraem incansavelmente, então, procure jamais deixar uma porta entreaberta, ainda que esse, seja o costume da casa, e a explicação é simples, no caso dos dois se encontrarem, porta fechada e cego, o impacto será menor, pois, o corpo todo baterá nela, enquanto que entreaberta, a testa, levará a pior. A menos é claro, que você queira acordar cedo com o cantar do galo que se formará na testa do seu ceguinho.

    Dica 5 – Feche as gavetas: Fechar gavetas e portas de armários não quebram a mão de ninguém, porém podem ser quebradas se o seu ceguinho estiver andando e bater a perna nelas. Outro acidente iminente à vista…
    Então procure jamais esquecer de fechá-las, pois dessa maneira, os seus antepassados nunca serão lembrados pelo deficiente visual em movimento. E olha que nessa hora a memória do seu ceguinho é excelente, ele não esquecerá de nenhum antepassado seu até a quinta geração.


Fonte: Blog Movimento Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário