sábado, 9 de abril de 2011

PAIXÃO DE CRISTO COM ÁUDIO-DESCRIÇÃO

       
        O Centro de Estudos Inclusivos, da Universidade Federal de Pernambuco, após vários esforços, através da sua colaboradora Liliana Tavares, promoverá pela primeira vez a áudio-descrição do tradicional espetáculo Paixão de Cristo, realizado anualmente em Nova Jerusalém (PE). Esta 44ª apresentação na cidade teatro, a fim de garantir a acessibilidade de todos, contará com a participação do consultor Francisco Lima e dos áudio-descritores componentes do grupo Imagens que falam: Andreza Nóbrega, Ernani Ribeiro, Liliana Tavares, Paulo Vieira.
        O espetáculo acessível da Paixão de Cristo, sempre realizado na primeira sexta-feira da temporada, será efetivado em 15/04/2011. Plínio Pacheco, idealizador e construtor da cidade teatro de Nova Jerusalém (1962) ergueu sete torres e sete portas. Este ano, mais uma porta será aberta pela Sociedade Teatral da Paixão de Cristo (STFN) para a efetivação dos direitos humanos das pessoas com deficiência, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), do estado de Pernambuco, da LUCK Turismo e da Universidade Federal de Pernambuco.
        Só in loco (e por meio da áudio-descrição) será possível compreender a beleza desta temporada da STFN e vislumbrar a paisagem da cidade teatro, tão semelhante à da Judéia. Lá, onde público e figurantes se confundem, a grande história de fé, esperança e emoção será contada por 550 atores e figurantes em nove monumentais palcos–platéias, com cenários grandiosos, como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, o Templo de Jerusalém e o Cenáculo. A STFN traz uma oportunidade ímpar de o espectador sentir-se partícipe da fascinante história da humanidade.

        Observação: O ingresso será franqueado aos espectadores com deficiência visual, inicialmente, para cinquenta usuários do serviço da áudio-descrição. A LUCK Turismo disponibilizará transporte gratuito, com itinerário Recife X Nova Jerusalém, retorno marcado para logo após o término do espetáculo aos 50 atendidos pelo serviço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário