terça-feira, 5 de janeiro de 2016

SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA




    A sexualidade e deficiência é uma temática da vida cotidiana das pessoas com deficiência.  O senso comum delimita a vida sexual de pessoas com deficiência física como se esta atividade não existisse ou como um tabu. Por desconhecimento, uma série de suposições não verdadeiras é realizada, são criadas crenças e visões estereotipadas, além do preconceito.
 
   Com o advento da tecnologia, tornou-se um pouco mais fácil a busca de informações através, por exemplo da Internet, nas comunidades virtuais.
 
Sexualidade e deficiência intelectual
 
    A pessoa com deficiência intelectual é submetida muitas vezes a um tratamento protetor, como fosse um indivíduo assexuado ou eternamente criança. De acordo com diversos autores estas pessoas sentem desejo, amam, sentem prazer e querem ser amadas. A condição de sexual destas pessoas depende muito das suas condições educacionais. Geralmente, trata-se as pessoas com diferentes deficiências de forma igualitária, mas, na verdade, dependem de condições psicossociais diversas. Também existe a fobia que um possível descendente possa ser também um deficiente intelectual. Um mito, pois nem toda deficiência intelectual é transmitida de forma hereditária. Outro pensamento comum é que deficientes possuem uma condição que os faz praticarem atitutes sexuais a toda hora, e por isso devem ser atenuados, contrapondo-se a o outro mito da assexualidade.
 

Sexualidade e deficiência física

    A sexualidade é tida pela sociedade como algo ligado apenas às regiões íntimas. Todavia, principalmente para deficientes com lesões medulares mulheres, outros locais podem ser estimulados como os mamilos por exemplo, sendo possível chegar a uma situação denominada de paraorgasmo. Pode ocorrer também a falta de lubrificação vaginal que é resolvida através de lubrificantes íntimos. Já para os homens, a ereção é possível dependendo do caso, mas o controle da ejaculação fica prejudicado em lesões completas.
 
FONTE: WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário