sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

E CHEGOU A SEGUNDA EDIÇÃO...

 
 
 
por Cristiano Refosco
 
    Depois de meses de muito trabalho, temos a honra de apresentar para nossos pequenos e grandes leitores a segunda edição da coleção “Era uma vez um conto de fadas inclusivo”. A princípio, quando esgotaram os exemplares da primeira edição, pensamos em fazer apenas uma reimpressão dos livros, o que seria bastante rápido e mais fácil. Porém, o desejo de aprimorar um trabalho que já é reconhecido no Brasil todo convenceu-nos de que podíamos  mais.
 
    Lançar a primeira edição dos contos inclusivos em 2012 foi uma aventura da qual me orgulho profundamente. Nunca vou esquecer o dia em que levei os originais das minhas primeiras ilustrações até o designer e amigo Leandro Selister. Após folhear os desenhos, Leandro chorou. Foi então que eu pensei: “Para ele ter chorado, ou está muito bom ou está muito ruim”.  A próxima frase dita pelo meu amigo designer foi um veredicto de que tudo ia dar certo:
 
    “Cris, coloco meu escritório à disposição para fazermos esses livros, e acho importante que você os ilustre”.
    De imediato, a ideia de eu mesmo ilustrar os meus livros pareceu-me absurda, visto que não sou ilustrador, mas acabei convencido pelo talento e pela sensibilidade de Leandro Selister e iniciei uma verdadeira odisseia pessoal. Imagine alguém que nunca havia desenhado nada a não ser rabiscos no caderno, durante as aulas de antropologia, fazer em 4 meses mais de 170 ilustrações. Mas valeu a pena.
 
    Findado todo o processo de captação de patrocinadores e após a  parceria com a editora Escritos, lançamos para o mundo de forma ousada e original 11 livros (sim, 11 livros de uma única vez!) que viriam a contribuir para a reflexão de muitos professores e alunos de todo o país acerca de assuntos ainda tão pouco discutidos em salas de aula como deficiência, inclusão e acessibilidade.
 
    Chapeuzinho cadeirante caindo com sua cadeira de rodas num buraco, Cinderela sem pé perdendo a prótese durante a fuga do baile, João sem braços subindo pelo pé de feijão usando a boca… Cada um dos principais contos de fadas ganhou uma deficiência e as histórias passaram a ter outros enfoques, sempre primando pela ideia da importância do respeito às diferenças.
 
    Para a segunda edição queríamos mais. Se é preciso ter coragem para criar algo autêntico, também é preciso coragem para reconhecer que tudo sempre pode ser aprimorado. Logo, decidimos que a segunda edição manteria a originalidade da primeira, mas que seria um novo produto. Foi então que a Escritos apresentou-me o Thiago Luz, o nosso jovem e talentoso ilustrador. Especialmente para mim, que havia desenhado toda a primeira edição, ver meus personagens com outras caras e traços foi uma experiência engrandecedora. Reconhecer na “nova Chapeuzinho da cadeirinha de rodas” ilustrada pelo Thiago a mesma energia da minha Chapeuzinho da primeira edição, certificou-me de que esses personagens já existem, independente das formas que eles venham a ter. Além de demonstrar todo o conhecimento técnico que buscávamos para as ilustrações, Thiago Luz conseguiu manter o espírito de alegria que os personagens dos meus livros possuem. Deficiência não é sinônimo de tristeza. Deficiência é somente deficiência e assim é que tinha que continuar sendo nos contos de fadas inclusivos.
 
    Da mesma forma, chegou a hora de revisar os textos dos livros. Acredito que para qualquer escritor esta seja uma situação única. Alguém de fora do seu universo, com outros olhos e impressões, vir e sugerir que você mude aqui ou ali, que repense uma frase ou um parágrafo é um verdadeiro exercício de desapego, mas uma ótima oportunidade de aprender e de crescer ainda mais.
 
    Coleção ilustrada e revisada, optamos por condensar as histórias em 3 volumes, o que facilitaria o acesso aos contos de quem não tivesse condições de comprar os 11 livros de uma só vez. Não adianta nada lançar uma coleção muito bacana sobre inclusão e acessibilidade se ela não puder ser acessível na sua aquisição.
 
    Sendo assim, é com profunda alegria e com o coração repleto de agradecimento ao carinho dispensado pela Escritos para com os contos de fadas inclusivos, que convido a todos os leitores, grandes e pequenos, novos e antigos a mergulharem nesta segunda edição.
 
    Uma ótima leitura a todos e que consigamos educar nossas crianças em prol do respeito às diferenças, bem como – num futuro próximo – povoar o mundo de adultos mais tolerantes e livres de preconceitos.
 
 
 * Autor da coleção Era uma vez um conto de fadas inclusivo e fisioterapeuta.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário