sexta-feira, 6 de julho de 2012

MÁQUINA DO TEMPO - 120 ANOS DE COPACABANA






       Era uma vez um pescador  boliviando chamado Francisco Tito Yupanqui, que esculpiu uma imagem de uma santa que ficou conhecida como Nossa Senhora de Copacabana.  No século XVII, comerciantes bolivianos e peruanos de prata (chamados na época de "peruleiros") trouxeram uma réplica dessa imagem para a praia do Rio de Janeiro então chamada de Sacopenapã (nome tupi que significa "caminho de socós"). Sobre um rochedo dessa praia, construíram uma capela em homenagem à santa.


Capela de Nossa Senhora de Copacabana (onde hoje fica o Forte de Copacabana)


      Tal capela, com o tempo, passou a designar a praia e o bairro e veio a ser demolida em 1914, para ser erigido, em seu lugar, o atual Forte de Copacabana.


Copacabana em 1890



            O bairro de Copacabana surgiu em 6 de julho de 1892 com a abertura do Túnel Alaôr Prata (Túnel Velho). Este túnel foi aberto para passagem de bondes. Até então, o acesso para Copacabana era feito através de caminhadas pelos morros que cercam a região. O Túnel Engenheiro Coelho Cintra (Túnel Novo) foi aberto em 1906, sendo situado do lado esquerdo de quem vai para Copacabana. Copacabana foi ocupada lentamente pela população até 1940; desta década ocorreu um aumento populacional no bairro de 74,35%.



     
      A partir desta década Copacabana se torna um dos bairros mais populosos da cidade. Copacabana é separada do Oceano Atlântico pela Avenida Atlântica, conhecida mundialmente. Esta foi inaugurada em 1906, com 6metros de largura e 4 Km de extensão.
     Em 1923, foi inaugurado, na Avenida Atlântica, o Hotel Copacabana Palace, que se tornou um dos símbolos do bairro e da cidade.


      Há várias hipóteses etimológicas para o nome Copacabana. A primeira alega que o termo teria vindo da língua quíchua falado no antigo Império Inca, significando "lugar luminoso", "praia azul" ou "mirante do azul". Outras fontes apontam o termo como originário da língua aimará falada na Bolívia, significando "vista do lago"

Nenhum comentário:

Postar um comentário