terça-feira, 3 de julho de 2012

DEFICIÊNCIA E ARTE - SIMON METZ



      Simon Metz nasceu em Yucatan, no México, portador de microcefalia, deficiência intelectual que tem como característica o tamanho do crânio menor do que o normal (as pessoas com essa má formação são vulgarmente chamadas de "pinhead", ou "cabeça de alfinete").

      Em 1932, usando o nome Schlitze e vestindo roupas femininas, participou do filme Freaks (no Brasil, Monstros), o controverso clássico de Tod Browning. Metz fazia parte das atrações do circo de aberrações de P.T. Barnum, o mais famoso empresário a explorar deficientes físicos no mundo dos espetáculos.

      Era anunciado como Maggie, "a última das astecas", mas o real motivo de usar roupas femininas era porque o vestido facilitava quando precisava usar o banheiro. Simon, que também tinha uma irmã vítima de microcefalia, apareceu em mais um filme, Rastro nas Trevas (1941). Passou algum tempo num asilo, solitário após a morte de seu agente, mas o empresário canadense Sam Alexander levou-o de volta aos espetáculos, até a morte de Metz, aos 80 anos.

(Fonte do texto: Revista Carcasse)



Um comentário: