domingo, 30 de janeiro de 2011

DO DIÁRIO DE ALINE - "O BALDE VERDE MUSGO"

            De todas as histórias que a Aline me contou até agora, esta foi a que mais me chocou. Nem vou comentar muito para não influenciar a leitura. Obrigado Aline por mais este depoimento!




             O BALDE VERDE MUSGO - por Aline Massoni

Eu estava 5º série e estudava no colégio Isabel da Espanha da cidade de Viamão.  Minha mãe me levava de ônibus para a escola no seu colo, pois na época não existiam veículos adaptados, sendo mais prático ser carregada do que andar para cima e para baixo com a cadeira de rodas. Para chegarmos até a minha sala de aula tínhamos que subir um lance de escada, já que não havia rampa adaptada na escola.
       Meus pais se separaram exatamente nesse período e minha mãe para poder nos sustentar cuidava de crianças. Lembro-me que todos os dias quando entrava na sala de aula pedia a Deus para que não me desse vontade de fazer xixi... Se eu precisasse ir ao banheiro, teria que pedir para uma colega ir até um orelhão ligar para uma vizinha e pedir a ela que desse o recado para minha mãe. Minha mãe então teria que arrumar alguém pra ficar com as crianças que ela cuidava e pegar um ônibus ou ir a pé até o colégio... Nesse meio tempo, eu já teria feito xixi nas calças.
       Um dia, numa terça feira, não deu tempo de avisar minha mãe... Fiz o número dois em plena sala de aula e os alunos se retiram por causa do cheiro. A direção chamou minha mãe e pediu que ela trouxesse roupas para me trocar.  A escola queria que a minha mãe fosse todos os dias na hora do recreio para me levar ao banheiro, exigência que minha mãe não tinha como cumprir pois cuidava de crianças para nos sustentar. Com muita vergonha de tudo o que tinha acontecido,  só apareci no colégio na outra segunda-feira.
       Porém, uma outra vez, em plena sala de aula me deu vontade de ir ao banheiro e decidi que dessa vez eu não iria chamar minha mãe e sim alguém da diretoria. Já que eu estava num lugar cuja finalidade era me educar e me ensinar a ser uma cidadã, nada mais justo que eles me tratassem como tal.
Na hora do recreio pedi para uma colega ir até a diretora e a avisasse que eu precisava ir ao banheiro. Depois de alguns minutos volta minha colega com um balde verde musgo na mão:
       - A diretora mandou o balde pra você fazer xixi!
       Eu não acreditei no que eu estava vendo e ouvindo. Determinada a comprar a briga, respondi:
       - Volta lá e manda a mãe dela fazer xixi no balde!!!
       Minha colega foi devolver o balde e com ela voltaram mais quatro mulheres,  entre elas a diretora que olhou pra mim e disse:
       -Viemos te levar até o banheiro...
Fui levada para o banheiro que nem um lençol estendido, carregada corredor a fora pelas quatro mulheres, duas segurando minhas pernas e duas segurando meus braços. Chegando no  banheiro não consegui fazer xixi, pois não tinha como passar as cinco pessoas na porta... Tive então que ser levada de volta para a sala de aula... Só fui fazer xixi em casa.
       No dia seguinte a primeira coisa que eu ouvi quando cheguei na escola foi:
       - A diretora esta de atestado, tu deu mal jeito no pescoço dela!!!
       Todavia, as marcas daquela fatídica manhã em que fui carregada pelo corredor ainda  permanecem em mim: Não tem um dia que eu saia de casa que não me preocupe em quantas horas vou aguentar sem ir ao banheiro ou se não vou pesar demais para quem vai me ajudar!

Aline Massoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário