sábado, 15 de janeiro de 2011

CINEMA PARADISO - SUGESTÃO DE FILME

          Aí vai uma dica de filme que acho muito legal: Cinema Paradiso. Lendo a sinopse do filme, pode até ser que não interesse muito, mas ao sentar na frente da tv e acompanhar a história de Totó e Alfredo, não tem como não se emocionar, sobretudo, pelo final do filme, que considero uma grande sacada do diretor. Ao lado de Peixe Grande, Cinema Paradiso está na minha lista de "os 10 melhores filmes que já vi"...

"Não quero mais ouvir você falar... Quero ouvir falarem de você..." Alfredo na despedida de Totó.


          Salvatore Di Vita é um cineasta bem-sucedido que vive em Roma. Um dia ele recebe um telefonema de sua mãe avisando que Alfredo está morto. A menção deste nome nome traz lembranças de sua infância e, principalmente, do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia. O padre do vilarejo via primeiro os filmes que seriam exibidos no Cinema Paradiso para censurar as imagens que possuíssem beijos e cabia ao projecionista Alfredo cortá-las do filme. Após um incêndio no cinema, Alfredo perde a visão e tem a sua vida salva pelo pequeno Totó, o que sacramenta mais ainda a amizade dos dois.
       


título original: (Nuovo Cinema Paradiso)
lançamento: 1988 (Itália)
direção:Giuseppe Tornatore
atores:Antonella Attili, Enzo Cannavale, Isa Danieli, Leo Gullotta.
duração: 123 min
gênero: Drama

          "Cinema Paradiso é a última palavra em lirismo, nostalgia e beleza. A homenagem mais delicada que poder-se-ia realizar ao mundo do cinema, e ao mesmo tempo aos sentimentos humanos mais puros. Não é um filme intelectual, complexo ou profundo; não é um filme que gerará discussões acadêmicas ou devaneios sócio-filosóficos. É simplesmente um filme que faz os críticos mais severos e os especialistas mais engravatados esquecerem que sabem alguma coisa, esquecerem tudo o que sabem, para simplesmente chorarem.
          Foi o que aconteceu no Festival de Cannes, ocasião em que as palmas se prolongaram por muito tempo, e as lágrimas escorreram nos rostos outrora esnobes – foi esse, ao menos, o depoimento que Rubens Ewald Filho trouxe de lá. Cinema Paradiso conquistou não apenas o Grande Prêmio do Júri nesse festival, mas o Oscar de melhor filme estrangeiro e muitos outros prêmios importantes." Murilo B.S


Prêmios:

Oscar 1990 (EUA)
Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Globo de Ouro 1990 (EUA)
Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Festival de Cannes 1989 (França)
Recebeu o Grande Prêmio do Júri.
Indicado à Palma de Ouro.

Prêmio César 1990 (França)
Ganhou o prêmio de Melhor Poster.
Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Academia Japonesa de Cinema 1991 (Japão)
Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Prêmio David di Donatello 1989 (Itália)
Venceu na categoria de Melhor Música (Ennio Morricone).

BAFTA 1991 (Reino Unido)
Venceu nas categorias de Melhor Ator (Philippe Noiret), Melhor Ator Ator Coadjuvante (Salvatore Cascio), Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro Original.
Indicado nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Melhor Direção de Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário