segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

CRIANÇAS QUE CAMINHAM NAS PONTAS DOS PÉS



    Se seu filho ainda é pequeno e não anda sempre na ponta dos pés, é pouco provável que isso signifique algum problema. A maioria das crianças anda assim em algumas ocasiões, quando estão apoiando-se em móveis e objetos e quando estão começando a andar.

     Algumas crianças continuam fazendo isso de vez em quando só por diversão -- do mesmo jeito que tenta caminhar em cima de algum desenho na calçada ou pula buracos, por exemplo.


     Mas, se seu filho anda na ponta dos pés direto, o tempo todo, converse com o pediatra. Pode ser sinal de alguns problemas, dos quais o mais sério é a paralisia cerebral. (Se seu filho nasceu prematuro, você deve prestar atenção especial nele, porque prematuros têm mais tendência a um tipo de paralisia cerebral chamado de diplegia, que afeta a metade de baixo do corpo).

     O problema também pode ser físico: não é comum, mas algumas crianças têm tendões de Aquiles curtos, o que significa que é difícil ou impossível para elas andar com todo o pé apoiado no chão. Esse tipo de problema geralmente é fácil de resolver, com uma cirurgia simples ou tratamentos para esticar o tendão de Aquiles.

     Também é comum os pediatras observarem o comportamento de andar na ponta dos pés em bebês que usaram muito o andador. Essa é uma das razões para o uso de andadores ser contraindicado pelos médicos (o outro motivo, igualmente sério, é o risco de tombos feios).

     Quando a criança anda na ponta dos pés mas sem apresentar nenhum outro problema físico, essa condição é chamada de idiopática (ou seja, sem explicação). Esse quadro acontece frequentemente em crianças com problemas de fala e outras dificuldades de desenvolvimento, embora não se saiba por quê.

     Se esse for o caso do seu filho, é provável que o pediatra peça exames neurológicos para identificar possíveis atrasos no desenvolvimento. Se o resultado for normal e seu filho não tiver nenhum problema significativo, ele não precisará de fisioterapia, e provavelmente o problema irá embora sozinho.
por

Andrew Adesman

Especialista em desenvolvimento infantil

FONTE: https://brasil.babycenter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário