sexta-feira, 25 de março de 2016

JOAQUINA, A FILHA DE TIRADENTES



    A filha de Tiradentes será a protagonista da próxima novela das 23 horas da Globo. Nas suas primeiras chamadas, dá para perceber que está vindo aí uma história dinâmica e interessante.
 
     Tiradentes, que todo mundo conhece, foi um mineiro que conspirou contra a coroa portuguesa no século 18 e que por isso, foi condenado à morte. A sua figura heroica e seus traços com a espessa barba (que insistem em lembrar Jesus Cristo), foram construídos pela recém proclamada República, em 1889. Carentes por heróis republicanos e que tivessem sido vítimas da monarquia, os republicanos foram buscar em Minas Gerais um mártir cuja história não é tão conhecida.
 
 
   
    Sendo assim, a filha de Tiradentes acaba sendo uma surpresa para grande parte do público. Tiradentes teve uma filha? Nossa, nem sabia. Sim, teve. Joaquina de fato existiu e foi registrada pelo alferes mineiro. Porém, pouco se sabe sobre a sua vida, o que pode tornar a novela da Globo bem interessante, dependendo é claro, da história que o autor vai contar. Se a Joaquina da novela vai lutar por liberdade e enfrentar a hostilidade da cidade simplesmente por ser a filha de Tiradentes, a verdadeira Joaquina deve ter se casado e adotado o sobrenome do marido, o que fez desaparecer a linhagem do mártir mineiro.
 
   Bem curioso para assistir. Que abril chegue logo.
 
Cristiano Refosco
 

Um comentário: