quinta-feira, 11 de setembro de 2014

CINEMA EM TIRAS - E O VENTO LEVOU - PARTE 1




...E o Vento Levou foi lançado em 1939. Trata-se de um romance dramático dirigido por Victor Fleming  e com roteiro de Sidney Howard, adaptado do livro homônimo de autoria de Margaret Mitchell.  Entre os colaboradores do roteiro estiveram também os escritores F. Scott Fitzgerald e William Faulkner. É o filme com maior faturamento da história, considerada a inflação. É também o filme mais assistido de todos os tempos, tendo sido visto por mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo.
A produção de Gone with the Wind custou pouco mais de cinco milhões de dólares aos cofres da MGM e, quatro anos depois de seu lançamento, a renda obtida pelo filme nas bilheterias já superava a marca dos 32 milhões de dólares.
O filme, na sua primeira parte, mostra uma visão idealizada da sociedade branca do velho sul dos Estados Unidos da América. Os senhores de escravos são mostrados como protetores benevolentes, e a causa confederada como nobre defesa da terra natal e de um modo de vida.
Essa civilização que o vento levou é definida assim na abertura do filme:



Cquote1.svg Existia uma terra de cavalheiros e campos de algodão chamada "O Velho Sul". Neste mundo bonito, galanteria era a última palavra. Foi o último lugar que se viu cavalheiros e damas refinadas, senhores e escravos. Procure-a apenas em livros, pois hoje não é mais que um sonho. Uma civilização que o vento levou!
















 CONTINUA...



Nenhum comentário:

Postar um comentário