quinta-feira, 22 de maio de 2014

CINEMA EM TIRAS - CINEMA PARADISO - PARTE 3




      Este filme, dirigido por Giuseppe Tornatore, não conta apenas uma história sobre a importância do cinema como meio de diversão e lazer. O que ele nos apresenta é uma história de amizade, de saudade e de superação. 
                 É com uma habilidade ímpar que o diretor nos mostra um menino que teve uma infância triste e marcada pelo falecimento do pai, mas que nunca perdeu a esperança e a força. Um dos motivos foi o amor pelo cinema e o outro, a amizade. 
            Um filme simples, mas intenso. Cada cena nos encanta de uma maneira única e os personagens, cativantes, apaixonados pelo cinema, sinceros e bem desenvolvidos, contribuem para a beleza e a magia do filme, que é sem dúvida um clássico do cinema. 
             Além disso, o roteiro é super bem escrito, com algumas passagens cômicas, mas sempre naturais.
     As cenas também foram extremamente bem filmadas. Sem dúvida o grande destaque são as de despedida e chegada. No momento em que o Totó, já adolescente, parte para Roma, a câmera se apega a detalhes: mãos, silêncio, abraço. Da mesma forma, quando ele retorna para a sua cidade em razão do falecimento do velho amigo, a cena do vestido de tricô feito pela mãe que vai se desfazendo enquanto ela parte para os braços do filho, traduz uma emoção única.
       Quanto à trilha sonora, também é possível verificar a sua mudança. Nas duas primeiras fases do filme (Totó criança e adolescente), ela é digna de um filme antigo dos anos 40, emocionante, sensível. No entanto, na terceira fase, com Totó adulto e que representava o tempo atual, a música passa a ter um tom melancólico e nostálgico. 

FONTE: http://www.universodosleitores.com/








 CONTINUA...


Nenhum comentário:

Postar um comentário