quinta-feira, 1 de maio de 2014

A HISTÓRIA DAS COISAS - DIA DO TRABALHO



      A origem do dia 1º de maio está numa grande manifestação de trabalhadores, realizada em 1886, nos Estados Unidos, principalmente, na cidade de Chicago.
     O principal motivo dessa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de trabalhadores. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de maio houve um levante que acabou com um confronto com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas.
      Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que foram condenados à forca em Chicago (EUA), em 1886, resultante dos fatos acima narrados. Eles foram presos e julgados por dirigirem essas manifestações: 4 foram enforcados, um suicidou-se e 3 tiveram a pena cancelada 3 anos mais tarde, por várias pressões.

FONTE: http://www.alfredobottone.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário