sábado, 24 de setembro de 2011

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? - SUGESTÃO DE FILME



     
      O filme indiano"Quem Quer Ser Um Milionário", dirigido por Danny Boyle, conta a história de Jamal Malik (Dev Patel), um jovem sem instrução, apaixonado e perseguido por lembranças de uma infância/adolescência com cenas de miséria e violência, porém onde também não faltam risos e esperanças. O longa é baseado numa história real sobre um jovem analfabeto e muito pobre que surpreendeu a todos, provando que tinha uma forma mais "refinada e eficiente" de cultura, aquela que aprendeu nas ruas, porque foi o vencedor num programa de perguntas e respostas na TV. Do mesmo jeito, no filme Jamal é um rapaz de dezoito anos, que fugiu da extrema pobreza e da violência e conseguiu um emprego onde serve chá numa empresa de telemarketing. Com o objetivo de chamar a atenção de uma moça (objeto de sua afeição), ele se inscreve no programa "Quem Quer Ser Um Milionário", de perguntas e respostas.
     
      Apesar de ser ignorante, Jamal consegue ir acertando tudo e se transforma numa celebridade... Isso gera um clima de desconfiança geral e surgem questionamentos sobre o rapaz fazer uso de fraude, de ser um embuste, porque não encontra-se uma explicação plausível para aquele jovem que não possui cultura, ser vitorioso num quiz de conhecimentos gerais.
      Quando Jamal está prestes a ganhar o prêmio máximo oferecido ( vinte milhões de rúpias) e quando só uma pergunta o separa do tesouro, ele é preso e levado para um interrogatório numa delegacia. Desacreditado pela opinião geral e desesperado para provar sua inocência, Jamal vai relatar que momentos vividos por ele são verdadeiras pistas, que as lembranças são respostas para as perguntas que lhe foram feitas, expostas em sua vida de órfão carente de tudo. Ele conta a sua história, fala da favela onde ele e o irmão cresceram, das aventuras juntos, das fugas e dos enfrentamentos com gangues e traficantes e principalmente do afeto por uma garota, um sentimento puro que o motivou a aparecer na TV com o intuito de reconquistar seu único e verdadeiro amor. No filme Jamal diz: "Eu entrei no show porque pensei que ela podia estar olhando, ela é meu destino. "No filme, as favelas servem de ponto de partida para falar desse amor , com uma linguagem extremamente popular. A trilha sonora contagia, a dança é um elemento forte. Alguns diálogos do filme são em hindi e essa história emocionante cativa porque ao mesmo tempo em que retrata a vida nas favelas da Índia, conta com a beleza e o lirismo para falar de amor.
      Um fato interessante a destacar: o ator que autografa a foto para Jamal ainda criança, é o verdadeiro Amitabh Bachchan, que apresentava a versão indiana do programa de TV "Quem Quer Ser Um Milionário?". A trilha sonora espetacular(premiada com o Oscar) foi composta em apenas vinte dias.
http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/1870103-quem-quer-ser-um-milion%C3%A1rio/#ixzz1YtGDpMWr

Título Original:Slumdog Millionaire
Gênero:Drama
Direção: Danny Boyle
Roteiro:Simon Beaufoy, baseado em livro de Vikas Swarup
Música:A.R.Rahman
Fotografia:Anthony Dod Mantle
Figurino:Suttirat Anne Larlarb
Elenco: Dev Pastel,Ayush Khedekar, Tanay Chheda, Freida Pinto, Rubiana Ali,Tanvi Ganesh Lonkar,Madhur Mittal, Azharuddin Mohammed Ismail,Ashutosh Lobo Gajiwala, Chirag Parmar, Janet de Vigne, William Relton,etc.
Duração:120 minutos

Obs:Vencedor do Oscar em oito categorias,com o justo reconhecimento, incluindo melhor filme e direção.


Fonte:

Um comentário: