quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CORREIOS HOMENAGEIA ATLETAS PARAOLÍMPICOS COM SELO

 

Sobre o selo
      O selo apresenta na parte superior um verso do Hino Nacional Brasileiro, representando a superação dos atletas paraolímpicos em suas competições e atividades desportivas. A imagem principal destaca um atleta em sua cadeira, no formato de um triciclo, própria para competições em alta velocidade. O aquecimento durante a competição é demonstrado pela cor vermelha no atleta, empenhado na execução da prova. Ao lado, a logomarca do Comitê Paraolímpico Brasileiro. No canto inferior esquerdo estão aplicados três pictogramas representando,respectivamente, as competições de natação, atletismo e corridas de atletismo para cadeirantes, nas cores azul, laranja e verde, que significam água, sol e vegetação. As faixas que molduram o selo, nas cores verde e amarelo, dão o toque de brasilidade à emissão.

Homenagem aos atletas Paraolímpicos

      O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) foi fundado em 1995, mas a origem do esporte para pessoas com deficiência no País remonta a 1958, com o surgimento de dois clubes de basquete em cadeira de rodas: Clube do Otimismo, no Rio de Janeiro, e Clube dos Paraplégicos de São Paulo, na capital paulistana.
      Já na Paraolimpíada de Atlanta, em 1996, os resultados da administração do esporte paraolímpico brasileiro pelo CPB apareceram com a conquista de 21 medalhas (2 ouros, 6 pratas e 13 bronzes). Nos Jogos seguintes, Sidney-2000, houve sensível melhora na qualidade das medalhas, sendo 22 no total (6 ouros, 10 pratas e 6 bronzes).
      Na paixão nacional de nosso povo, mantemos a tradição de vitórias. No futebol de cegos, somos os atuais campeões mundiais e paraolímpicos, tendo nossa equipe o melhor jogador do mundo, segundo o Comitê Paraolímpico Internacional: João Batista. No futebol para paralisados cerebrais, somos vice-campeões paraolímpicos e mundiais, novamente com o melhor jogador do planeta, Leandro Marinho.
      Com o fim da paraolimpíada, em 2004, veio o reconhecimento. Nossos atletas passaram a ser vistos como vencedores, exemplos de superação dos limites do corpo e da mente. A mídia foi parceira nessa batalha pela divulgação dos feitos brasileiros em terras gregas. Pela primeira vez na história, o País pôde acompanhar as performances de nossos campeões ao vivo pela TV. Para completar, jornais, revistas e sites na Internet engrandeceram nossas medalhas com uma cobertura nunca antes vista.
      Em 2007, vivenciaremos mais uma grande competição, o Parapan-Americano do Rio de Janeiro. Em nossa casa, perto da torcida, os atletas têm tudo para fazer apresentações memoráveis. E, em 2008, fecharemos mais um ciclo com a Paraolimpíada de Pequim, na China. Com o apoio da patrocinadora oficial do Comitê Paraolímpico Brasileiro, traçaremos um programa de preparação eficiente para nossos atletas, com a meta de ficarmos entre as vinte maiores potências paraolímpicas do mundo.
      Por tudo isso, é uma honra para o movimento paraolímpico brasileiro ser homenageado por um selo dos Correios.

Fonte: http://www.deficientefisico.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário