sexta-feira, 27 de novembro de 2015

PORTO ALEGRE ANTIGA - NOSSA SENHORA DOS NEGROS

 
 
 
    Num domingo de novembro de 1786, um grupo de negros reuniu-se na igreja da Matriz de Porto Alegre com o propósito de criar a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. E já no dia 20 de dezembro do mesmo ano foi realizada a eleição da primeira mesa administrativa da Irmandade. Seguindo as tradições africanas, foram escolhidos um rei e uma rainha. O negro Antônico, escravo de Antônio José de Alencastro, foi eleito o Rei. E como Rainha, foi eleita a negra alforriada Maria Garcez dos Passos.



    Os fundadores, em sua quase totalidade, eram negros e mestiços; alguns já gozando de liberdade; outros, ainda na condição de escravos. Mas todos eles animados pelo mesmo sonho: a construção de um templo onde pudessem livremente venerar suas padroeira, Nossa Senhora do Rosário.



    Com paciência, perseverança e muitos sacrifícios, ao longo e 30 anos recolheram pequenas contribuições para a realização do tão almejado sonho. E assim foi até o dia 2 de outubro de 1816, quando a Irmandade conseguiu adquirir um terreno na então Rua da Bandeira, hoje Vigário José Inácio. Um ano depois, em 3 de outubro de 1817, foi colocada a pedra fundamental da Igreja do Rosário.*




* Em 25 de dezembro de 1877 realizou-se um culto de despedida na Matriz, e, então, procedeu-se ao traslado da imagem, que foi honrada com uma festa solene no dia seguinte já em sua nova casa.
 
   Do livro “Crônicas pitorescas da história do Brasil”, de Eloy Terra
 
    Em 1951, com a autorização do Presidente Getúlio Vargas, a velha igreja foi demolida, alegando-se para isso suas dimensões reduzidas para uma congregação sempre crescente, e seu mau estado de conservação. Entretanto, esse desaparecimento representou uma das mais lamentáveis perdas arquitetônicas e históricas para a cidade, já que o antigo templo até a década de 1950 ainda apresentava seu perfil original, de belas e puras linhas barrocas.
 
 
ATUAL IGREJA DO ROSÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário