sexta-feira, 3 de abril de 2015

ORIGENS E SIGNIFICADOS DOS NOMES DAS CAPITAIS BRASILEIRAS

 
 


Brasília - É a forma latina de dizer 'Brasil'. Nome sugerido por José Bonifácio de Andrada e Silva para a criação da nova capital no centro do território, ainda na década de 1820.


Aracaju (Sergipe) – Origem da ligação dos termos tupis ara ("luz") + caju ("caído"), resultando em "luz caída" ou "luz baixa", referência ao local de onde se avista o nascer do sol na cidade. Belém (Pará) – O nome  é uma homenagem à cidade de Belém na Palestina, onde teria nascido Jesus Cristo.


Belo Horizonte (Minas Gerais) – Surgimento em referência à vista das montanhas Alterosas, que são marcas registradas da cidade.
 
Boa Vista (Roraima) - Referência à ótima visão panorâmica que se pode ter do alto da serra do estado.

Campo Grande (Mato Grosso do Sul) – Se refere aos campos enormes que existem no território.

Cuiabá (Mato Grosso) – Existem duas possíveis explicações distintas e conflitantes sobre o significado deste nome, que pode ser "homem que faz farinha" ou "lugar onde se pesca". É desconhecido também, de língua indígena derivam.

Curitiba (Paraná) – Vem do tupi curi ("pinheiro") + tiba ("muitos"), resultando em "muitos pinheiros", "campo dos pinheiros" ou "pinheiral", em referência à abundância de araucárias na região. 
FONTE : http://diibep.blogspot.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário