domingo, 19 de abril de 2015

CINEMA EM TIRAS - COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE - PARTE 3





    O destino imposto a Tita a conduz a uma profunda tristeza, que seria intensificada com o casamento de Pedro com sua irmã mais velha, Rosaura. Pedro aceita esse casamento - naquele lugar, assim como em outros tantos povoados rurais, casamento era entendido como negócio de família - por entendê-lo como única possibilidade de ficar mais perto de sua amada, enquanto Tita, sem compreender bem a decisão de Pedro, mergulha num "mar de tristezas", por entender que perdera de uma vez por todas o grande amor de sua vida.
 
    Diante disso, é na comida preparada por Tita que se manifestam e são transmitidos os sentimentos, angústias e desejos que ela traz contidos, devido ao amor proibido que sente por Pedro. Isso ocorre já no casamento. Ao preparar o bolo do casamento, tomada por profundo sentimento de tristeza, Tita se põe a chorar, deixando cair suas lágrimas sobre a massa do bolo. A profunda tristeza de Tita, transmitida para a massa do bolo, causaria ânsia de vômito nos convidados. Já em outra ocasião, o prato de codornas ao molho de pétalas de rosa, preparado com as flores que Tita ganhara de Pedro, transmitiria a quem o ingerisse a sensualidade e volúpia daquela paixão.
 
    Anos mais tarde, quando Rosaura afirma reservar para sua filha, Esperanza, o mesmo destino que sua mãe reservara a Tita - cuidar da mãe até sua morte -, ela revolta-se em solidariedade à sobrinha e, a partir daí, Rosaura passa a sofrer de problemas digestivos, tornando-se obesa, flatulenta e com mau hálito e vindo a falecer por complicações gastro-intestinais.
 
    Será somente após o casamento de Esperança que Tita e Pedro decidem ser chegado o momento para ficarem juntos. No entanto, depois de tanto tempo contendo sentimentos tão intensos, quando o amor de uma vida inteira é permitido e pode, finalmente, ser vivenciado, eles acabam sendo consumidos pelo fogo da própria paixão.

http://www.slowfoodbrasil.com/textos/alimentacao-e-cultura/432-como-agua-para-chocolate-comida-a
-----------------------------------------------------------------------











 CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário