sexta-feira, 17 de abril de 2015

CINEMA EM TIRAS - COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE - PARTE 2



    Como água para chocolate, filme mexicano do diretor Alfonso Arau, produzido no ano de 1992, é um filme que convida à reflexão. A partir da comida e da relação que os personagens estabelecem com a mesma, é possível perceber e conhecer os modos de vida do lugar em que se desenvolve a narrativa. Quem nos conta a história é a sobrinha-bisneta de Tita (personagem principal do filme), através de um livro de receitas que é passado através das gerações de mulheres da família.
 
    O filme mostra a vida de uma família composta por três irmãs e a mãe viúva, residentes em uma pequena fazenda no México, no início do século XX, em um contexto de guerra (Revolução Constitucionalista).
 
    Tita, a irmã mais nova, nasce na cozinha, onde passa toda a vida entre aromas e sons dos alimentos preparados por Nacha, a cozinheira da família. Era nesse local da casa que as meninas - e especialmente Tita - sentiam-se acolhidas e amadas, muito mais que no convívio com a mãe. Em função disso, a partir dos ensinamentos de Nacha, Tita desenvolve gosto por preparar os alimentos com carinho e dedicação, transformando-os em comida. Através da comida, Tita proporcionava afetos e sensações para aqueles que tinham o prazer de desfrutar seus maravilhosos pratos.
 
    Logo no início do filme, uma fala descreve o quanto era carregada de significados a comida preparada por Tita: "O ruim de chorar quando se pica cebola não é o fato de chorar, e sim que, às vezes, não se consegue parar...". Essa fala explicita uma profunda entrega ao ato de cozinhar: o envolvimento de Tita era tão intenso, que emoções de toda ordem podiam ser acionadas pelo simples ato de cortar cebolas.
 
    O desenrolar da história se dá a partir do romance proibido entre Tita e Pedro, um jovem do povoado. Por ser a filha mais nova, Tita é destinada a passar a vida cuidando de sua mãe. Assim, é negada a ela a possibilidade de casar-se ou dedicar-se a outra atividade.
 
   
http://www.slowfoodbrasil.com/textos/alimentacao-e-cultura/432-como-agua-para-chocolate-comida-a

------------------------------------------------------------








CONTINUA...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário