segunda-feira, 23 de março de 2015

CINEMA EM TIRAS - TITANIC - PARTE 5


 
FATOS BIZARROS SOBRE O FILME "TITANIC"
 

Personagens baseados em pessoas reais

    Alguns dos personagens que aparecem em Titanic foram inspirados por pessoas reais, e que realmente estavam a bordo do navio.
     Um dos casos mais notórios é de Molly Brown, interpretada no filme pela atriz Kathy Bates. No filme ela é retratada como uma mulher forte e bondosa, que ajuda Jack em diversos momentos. A verdadeira Molly, como sua versão ficcional, tornou-se rica da noite para dia com o sucesso de seu marido, Jim, mas nunca foi bem aceita pelos nobres de seu tempo. Vista como muito exuberante, ela era socialmente excluída – rotulada de “nova rica”.
 
 
     Durante o naufrágio do Titanic, Molly mostrou coragem exemplar. Manteve o ânimo e estimulou todos que estavam em seu bote salva-vidas, contando histórias das dificuldades de sua infância pobre, e ainda voltou para o local do naufrágio com seu bote para salvar possíveis sobreviventes.
Depois da tragédia, Molly tornou-se famosa sob a alcunha de “a inafundável Molly Brown”.
 
     Outro caso, de final bem mais trágico, é do casal Straus, donos da loja Macy’s em Nova York.
       Ida e Isidor Straus eram casados há 41 anos na época do desastre. Quando os passageiros começaram a embarcar nos botes, Ida conseguiu uma vaga – que ela prontamente recusou. Ela respondeu aos marinheiros: “Vivi minha vida ao lado de meu marido. Agora vou morrer ao seu lado.”
    O casal é retratado em uma das cenas mais tocantes do filme, em que um casal de idosos abraçam-se enquanto a água inunda seu quarto.
 

Alguns truques com tamanhos

 
    Para tornar o filme mais impactante, Cameron usou vários truques de tamanhos.
    Por exemplo, todos os trabalhadores das caldeiras do navio têm no máximo 1,50 m de altura. Como todos são baixos, mas de porte atlético, você tem a impressão de que na realidade eles são altos, e que portanto o porão do navio é muito maior do que o cenário realmente era.
 
 

Água quente

 
    Á agua do oceano em que atores e figurantes estão no final do filme era, na realidade, quentinha. A temperatura da água era de aproximadamente 27º C. Todos os indícios de que aquela seria a gelada água do norte do Atlântico tiveram que ser colocadas digitalmente depois.
     Existem exceções à regra da água agradável. Na cena em que Rose volta para salvar Jack, a água utilizada era do Oceano Pacífico. A temperatura da água era tão baixa que a reação da personagem ao mergulhar é, na verdade, a reação de Kate Winslet. Aqui, vale destacar que Winslet recusou-se a usar roupa térmica durante essa gravação para dar mais realismo às suas reações, o que resultou em uma pneumonia.
 

Nada de música!

 
    Cameron era absolutamente contrário a incluir qualquer canção na trilha sonora do filme. O compositor James Horner combinou com Will Jennings e Céline Dion de escrever a canção My Heart Will Go On – que tornou-se um dos símbolos do filme e um clássico do karaokê – em segredo, e só apresentou a canção ao diretor quando uma demo já estava gravada. Cameron gostou tanto do resultado que, apesar de ter sido enganado, permitiu a inclusão da canção durante os créditos de encerramento.
 
FONTE: http://falacultura.com


-----------------------------------------------------














 

Um comentário: