sexta-feira, 13 de março de 2015

ANDADOR INFANTIL: CONHEÇA RAZÕES PARA NÃO TER - PARTE 2




    Quando a criança está sentada em uma cadeira rodeada por um para-choque enorme que lhe permite andar para qualquer lugar e bater em qualquer coisa sem critério, os mecanismos neurológicos responsáveis pelo equilíbrio não são de fato estimulados. Ela pode ainda apoiar os pés no chão de maneira inadequada, dobrando-os para trás, correndo o risco de lesionar os dedos dos pés e tornozelos.
 
    Ao estar sentada num andador, a criança não visualiza onde os seus pés estão quando anda. Sermos capazes de observar o movimento das nossas mãos e pés é importante para o desenvolvimento do cérebro e da nossa propriocepção, que é a capacidade de reconhecermos a posição dos nossos membros mesmo sem olhar para eles. Assim, se a mesma não tem a oportunidade de experimentar essa sensação, isso pode afetar o seu equilíbrio e o seu desenvolvimento.
 
    E atenção!! O uso de andadores pode levar a atrasos maiores ainda em crianças que já têm algum atraso no desenvolvimento, levando a problemas de equilíbrio e alinhamento.
 
  • Outros Perigos Importantes 
    No andador, a criança está sentada a uma altura maior que deveria, o que lhe dá mais liberdade. Assim, consegue alcançar lugares mais altos e perigosos, pode esbarrar bruscamente em móveis, pendurar-se em fios mais altos, conseguir agarrar panelas quentes em cima do fogão, puxar a toalha da mesa, cair algum objeto sobre ela e alcançar produtos perigosos e tóxicos.
 
    Ainda por conseguir alcançar alturas mais elevadas, pode sofrer queimaduras, ferimentos cortantes e intoxicações, devido ao acesso aumentado a produtos químicos e de uso domiciliar. São descritos ainda casos de afogamento, pelo fato da criança chegar mais rápido e cair numa piscina, banheira ou balde.
 
    E lembre-se, a maioria destes eventos ocorre enquanto quem está cuidando da criança está por perto e simplesmente não consegue alcançar o equipamento.
 
ALTERNATIVAS:
    São poucos meses que o bebê precisa para aprender a andar sozinho. Tenha paciência, incentive-a e se dedique em ajudar o seu desenvolvimento.
 
    Sabemos que muitas vezes é difícil termos condições de vigiar a criança o tempo todo. Se você está ocupado no momento, é mais seguro deixar a criança no cercadinho com os brinquedos apropriados e com sua supervisão, do que no andador correndo por aí.  Priorize alternativas mais seguras e prazerosas, como o tapete de recreação – permita que a criança se desenvolva no seu próprio ritmo. Lembre-se de colocar dispositivos de segurança e prepare a casa para tornar-se um ambiente seguro.
 
Karen Baraldi CREFITO 23816-F | Fisioterapeuta – Especialista e Mestre em Neurociências
contato: ftpediatria@gmail.com | IG: @fisiopediatria 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário