segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

DEFICIÊNCIA E ARTE - "BELISÁRIO PEDINDO ESMOLA"



    Este quadro famoso de David foi várias vezes reproduzido e aborda uma temática que mobilizou artistas neoclássicos e românticos: Belisário foi tema de inúmeras obras artísticas.

     Foi figura essencial no comando do exército Bizantino durante o império de Justiniano I, mas posteriormente ocorreram tensões políticas e ele foi tirado do cargo por alguns anos até ser chamado para lutar contra os búlgaros e eslavos que ameaçavam Constantinopla. O mito reza que este general do exército romano foi injustiçado por Justiniano I, que o cegou. Mais tarde, pobre e deficiente, Belisário estava mendigando quando foi reconhecido por um soldado que lutou sob seu comando. O soldado, então, o leva para sua casa para cuidar dele nos anos de sua velhice.

     Nos séculos XVIII e XIX, a figura/lenda de Belisário foi valorizada porque ele partilhou do sofrimento dos oprimidos. O fundo moralizante joga com a inversão de poder, quando o soldado reconhece seu comandante injustiçado, vivendo como mendigo em condições de penúria, e tem oportunidade de reverter a injustiça do castigo que Justiniano impetrou contra seu súdito leal.
FONTE: http://www.deficienciavisual.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário