segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

COMO ABORDAR E CONDUZIR UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL


       Como abordar, conduzir e auxiliar um deficiente visual?
     É dever,  auxiliar um deficiente visual em qualquer oportunidade do dia.
       Contudo, é preciso consciência de que existe uma abordagem própria e maneiras de conduzir. Vejamos:
       No momento em que você percebe uma pessoa cega, com alguma dificuldade, a maneira é se aproximar, falar e tocá-la, de leve,  no braço ou no ombro. A pessoa perceberá que você falou com ela e está próximo.
       Ao ajudá-la a atravessar uma rua, ou conduzi-la a algum lugar, não conduza pegando no braço dela. Dê o seu braço para que ela o acompanhe. Diga-lhe para que pegue em seu braço.
      No momento em que tiver que subir ou descer uma escada, avise-lhe: “Vamos agora subir uma escada”, “Vamos pegar o elevador”, “Vou levá-lo até a sala de exames”, “Vamos passar por um corredor estreito”…
      Em uma escada deixe-a do lado de dentro para que possa seguir o corrimão. Ao oferecer uma cadeira, o deficiente deve ser avisado: “A cadeira é baixa (ou alta)”, “A cadeira está ao seu lado direito”.
      Enfim, há uma infinidade de “dicas”. O importante é que, sempre, antes de qualquer procedimento você forneça  pistas verbais do que vai fazer: “Vamos atravessar a rua”, “tem um meio fio”, “Vamos subir (ou descer) uma escada”.
       Ao conversar com ele,  não esqueça: é um deficiente visual , porém,  nem por isso deixa de ser adulto, muitas vezes com grande potencial. Não deve ser tratado como um “incapaz” ou como criança.

Fonte: http://sistemafaep.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário