domingo, 15 de janeiro de 2012

FILME SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL CENSURADO NO ACRE



      Acumulando mais de 400 mil acessos no YouTube, o curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho foi censurado no Acre, após ter sido confundido com o Kit Anti-homofobia, suspenso pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 25/05. Após a exibição do curta em sala de aula, alunos o teriam confundido com o polêmico kit e foram “denunciá-lo” a autoridades evangélicas locais, que se uniram a políticos da região, conseguindo a paralisação de um programa pedagógico.
      O filme, do diretor paulistano Daniel Ribeiro, fazia parte do programa Cine Educação, parceria entre a Cinemateca Brasileira e diversas secretarias estaduais de educação do país, que visa a formação do cidadão a partir da utilização do cinema no processo pedagógico interdisciplinar.
      No curta de Ribeiro, o espectador descobre a história de três amigos: Giovana, Léo, adolescente cego de 15 anos, e Gabriel, um aluno novo na sala. Ao longo da narrativa, Léo se questiona sobre a natureza de seus sentimentos por seu colega, e os dois trocam um terno “selinho”.
      Desde o seu lançamento ano passado no Festival de Cinema de Paulínia (SP), Eu Não Quero Voltar Sozinho já participou de diversas mostras e festivais nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, e recebeu 27 prêmios.
      Os secretários de Educação e de Direitos Humanos do estado do Acre estão discutindo com o governador Sebastião Afonso Viana Macedo Neves, do PT, a possibilidade de garantir sua continuidade, enquanto os líderes evangélicos forçam o cancelamento definitivo do programa Cine Educação.
      “Pelo que sabemos, mesmo que o programa seja reativado, Eu Não Quero Voltar Sozinho será excluído do catálogo e não mais ficará disponível para que professores o utilizem no debate de questões que envolvem algo tão elementar quanto a sexualidade humana e tão importante quanto a deficiência visual”, afirmam o diretor e a produtora Diana Almeida, no site oficial do filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário