domingo, 3 de setembro de 2017

ZUMBIS NO HAITI




      As lendas dos Zumbis nasceram de rituais executados por Feiticeiros Vodu, uma religião de origem africana que alcançou seu ápice com os escravos haitianos durante a época colonial no Caribe. Diz a lenda que os feiticeiros Vodu tinham o poder de ressuscitar os mortos de suas tumbas, fazendo-os obedecer à suas vontades.

      Durante as primeiras décadas do século XX, alguns casos de "Zumbis" se tornaram famosos e até foram fotografados vagando pelo Haiti, trabalhando como escravos em fazendas de cana-de-açúcar, servindo cegamente seus Mestres Vodu.


      Em 1936, um corpo com andar cambaleante, vestido apenas com uma bata branca, surge no horizonte de um estrada suja, perto da capital do Haiti, Porto Príncipe.

      Pessoas correram para ajudar e levaram a estranha mulher para o hospital. Constatou-se que ela era surda e cega, mas reagia a estímulos e movimentava a cabeça freneticamente. Quem seria esta mulher? A identidade seria revelada quando seu mariado e irmão a reconheceram. Era Felícia Felix-Mentor. Mas não podia ser! Ela estava morta, e foi enterrada em 1907.

      A única explicação possível que o médico pode dar foi "zumbi".

      Este caso foi investigado e documentado pela escritora norte-americana Zora Neale Hurston, uma cética severa que encontrou e fotografou a garota "morta", e saiu convencida de ela ser uma vítima genuína dos Bokors, os feiticeiros vodus que praticam a magia negra. Este foi um caso que Hurston nunca mais esqueceria.

FONTE: http://noitesinistra.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário