domingo, 3 de setembro de 2017

SELVA DE PEDRA





      Selva de Pedra obteve a maior audiência da história da televisão brasileira até então, comprovando a força da telenovela como veículo de cultura de massa. No Rio de Janeiro, segundo registro do Ibope na época, a trama atingiu 100% de share – número de televisores ligados no horário – no capítulo 152, em que a identidade de Rosana Reis é revelada.

      Selva de Pedra marcou a estreia na TV Globo do diretor Walter Avancini, egresso da TV Tupi. Ele assumiu a trama por volta do capítulo 30, quando Daniel Filho teve de se afastar da produção, comprometido com outras funções na emissora. A essa altura, Milton Gonçalves e Reynaldo Boury também já haviam dirigido a novela.

      A história de Selva de Pedra teve como ponto de partida uma notícia de jornal. Em uma praça do interior de Pernambuco, um jovem tocador de bumbo mata um rapaz que o havia ridicularizado. A partir dessa ideia, Janete Clair escreveu a trama da novela, que também teve como inspiração Uma Tragédia Americana, do escritor americano Theodore Dreiser. 

      O principal par romântico de Selva de Pedra fez enorme sucesso. Em novembro de 1972, Francisco Cuoco e Regina Duarte foram eleitos os “Reis da Televisão” pelos leitores da Amiga, revista especializada na cobertura de TV. A publicação promoveu a eleição em parceria com o Programa Silvio Santos, na época transmitido pela Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário