segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

GRANDES VILÕES DC - CORINGA






    O Coringa é um dos maiores vilões dos quadrinhos da editora norte-americana DC Comics, arqui-inimigo de Batman e Robim, aparecendo pela primeira vez na revista Batman #1 (1940).


    Ele é um psicótico com uma aparência similar a um palhaço  ou a de um curinga das cartas de baralho, de cabelos verdes, pele branca e boca vermelha sempre sorridente, que constantemente desafia o Homem-Morcego lhe provocando grandes traumas como deixar paralítica a Batgirl  (Barbara Gordon) e matar o Robin,  além da esposa do Comissário Gordon.

    O Coringa é basicamente um humano  comum, sem nenhuma capacidade sobre-humana,e até um tanto limitado fisicamente, sendo que também não é mestre em nenhuma arte marcial específica. Porém, apesar disso tudo, e ainda que profundamente enlouquecido e desequilibrado, o vilão apresenta inteligência e estrategismo a nível genial. Além de ter grandes conhecimentos em química e outras ciências, ele possui uma considerável quantia em dinheiro, produto acumulado de seus arrojados crimes.

Cesar Romero

    O Coringa é um mestre da improvisação, podendo achar meios para matar qualquer  um, ou, ao menos  agredir, em quase qualquer situação. Seus novos objetivos e ataques são praticamente imprevisíveis, ora por serem construídos em lógica maestral, ora por serem absurdos. Por isso tudo, mesmo sem nenhum poder sobre-humano, ele é uma ameaça perigosíssima a qualquer polícia, super-herói ou mesmo a uma equipe inteira, como a Liga da Justiça. Sua mais célebre arma é o Gás do Riso, um veneno que, inalado, leva a vítima à morte quase instantânea, deixando como marca típica, a pele embranquecida e os músculos faciais grotescamente esticados em um sorriso cadavérico parecido como o do Coringa. O Coringa usa ainda, eventualmente, flores de lapela que esguicham ácido, e luvas que dão choque com voltagens altas e mortais.

    Apesar de haver diversos relatos e histórias, a real origem do Joker - assim como seu verdadeiro nome ainda é um mistério. É certo que a pessoa que futuramente se tornaria o psicopata criminoso, participou de uma tentativa de assalto a uma Fábrica de Cartas de Baralho em Gotham City, disfarçado como o então criminoso Capuz Vermelho, ao lado de mais outros dois comparsas. Tal invasão e assalto fracassaram, ele acabou perseguido pelo próprio Batman, e na fuga, cercado sobre um tonel de produtos químicos desconhecidos, preferiu se jogar nele a ser preso pelo Cavaleiro das Trevas. Ele conseguiu escapar livre e sobreviver ao pesado banho químico, mas sua pele restou com a pigmentação absolutamente branca, enquanto seu cabelo ficou definitivamente verde, e os músculos faciais ligados à boca foram deformados definitivamente, ganhando um eterno aspecto de sorriso. O choque , ao perceber a aberração em que havia sido transformado, o enlouqueceu de tal modo que ele se tornou o assassino psicopata, anárquico que se auto batizou Coringa.


    A partir dessa origem certa, há várias outras possíveis, que complementam ou mesmo se chocam com esta, nenhuma, no entanto, sendo jamais comprovada.

    Em sua primeira aparição nos quadrinhos, em 1940, o Coringa era um ladrão de joalherias, que matava as pessoas presentes no local do assalto. Nos anos 1940 e 50  o Coringa sempre aparentava morrer mas nunca recuperavam seu corpo.

    No  seriado dos anos 1960, Cesar Romero interpretou o Coringa, em uma versão cômica, mas não homicida. Seus planos inusitados incluíam transformar os reservatórios de água de Gotham em gelatina. Romero recusou-se a raspar o  bigode para o seriado, sendo parcialmente vísivel sob a maquiagem branca.

FONTE: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário