quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

GRANDES VILÕES DC - CHARADA











    Charada ou Enigma ou Riddler é um  vilão das histórias em quadrinhos da DC Comics e inimigo do Batman. Criado por Bill Finger e Dick Sprang,  sua primeira aparição foi na Detectiv Comics, número 140 (1948).



     Conhecido por sua roupa cheia de sinais de interrogação de cor verde, por um tempo, ele mudou seu visual, vestindo apenas um uniforme totalmente preto com uma tatuagem no pescoço de um ponto de interrogação. Atualmente, ele retornou ao seu antigo visual, terno verde com um chapéu-coco com um enorme ponto de interrogação roxo, e eventualmente ajuda Batman a resolver crimes que envolvem enigmas.

     Edward Nigma, ao contrário de muitos vilões de quadrinhos, não usa a força bruta, mas é um estrategista, e emprega muitos capangas em seus crimes. Sua particularidade é que ele é incapaz de cometer seus delitos sem o uso de diversos enigmas e charadas, quebra-cabeças e palavras cruzadas, pistas do crime deixadas propositalmente para atormentar a polícia e Batman. Outrora, ele não era considerado louco, e era preso em penitenciárias comuns de Gotham. Depois que tentou comerciar a alma de Batman ao demônio Nebiros entretanto, ele foi internado no Asilo Arkham.   Mais recentemente, foi revelado que o verdadeiro nome do Charada é Eddie Nashton. Edward Nigma, ou E. Nigma, é apenas outra alcunha. Ao fazer pesquisas, descobriu que Batman é o alter-ego do multimilionário Bruce Wayne. Foi o responsável pela criação do criminoso Silêncio.

Frank Gorshin


     
     A primeira aparição do Charada fora das HQs foi no seriado Batman Anos 60, onde os atores Frank Gorshin e John Astin seriado  (2 episódios apenas) viveram o vilão. 




FONTE: Wikipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário