sexta-feira, 25 de julho de 2014

MÁQUINA DO TEMPO - ILHOTA - PORTO ALEGRE



    A PRAÇA GARIBALDI, no bairro Cidade Baixa, é uma referência que permite situar a ILHOTA; marca o local que delimitava a fronteira entre o espaço interno da vila e o espaço exterior urbanizado. A PRAÇA GARIBALDI era um lugar de sociabilidade. As famílias iam se refugiar nas noites quentes de verão e ali também ocorriam encontros amorosos, folias de carnaval e conflitos entre marginais e a polícia.
     Em 1975, o Projeto Renascença transformou a Ilhota. Reformulou o bairro através da construção do Ginásio Tesourinha e do Centro Municipal de Cultura e Teatro Renascença. A avenida Érico Veríssimo cortou a vila ao meio enquanto o processo de urbanização valorizou os terrenos da área desocupada, onde na década de 1980 se multiplicaram os condomínios de classe média. Os moradores foram transferidos para a recém criada VILA RESTINGA, situada na periferia de Porto Alegre.

Fotos: PRAÇA GARIBALDI (antigo potreiro da Várzea, depois praça da Concórdia até 1907) - Virgílio Calegari, 1912: construção do monumento em homenagem a Giuseppe e Anita Garibaldi, confeccionado por marmoristas de Carrara (acervo do Museu Joaquim José Felizardo); Adriana Bednarz, 2013 (acervo Porto História PH).

FONTE: PORTO HISTÓRIA PH

Nenhum comentário:

Postar um comentário