quarta-feira, 25 de junho de 2014

CINEMA EM TIRAS - SUPERMAN - O FILME - PARTE 3


 


      “É um avião? Um pássaro?.. não! É o Superman!”…há exatamente 35 anos atrás, um homem de roupa azul, botas vermelhas, capa e cuecas por cima da calça, estreava com a difícil missão de trazer para o cinema um dos maiores ícones das histórias em quadrinhos.
          Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster no final da década de 30, o personagem que já havia se tornado popular com versões em desenho animado, curtas em série (que eram exibidos nos cinemas) e o programa de Tv estrelado por George Reeves nos anos 50, ganhou forma nas mãos de Richard Donner (diretor de Os Goonies e da série de filmes, Máquina Mortífera) e de cinco roteiristas diferentes, entre eles, Mario Puzo, escritor da premiada trilogia “O Poderoso Chefão”.
      Com um elenco estrelar, encabeçado por Marlon Brando (o eterno Don Vito Corleone), Gene Hackmam, e o até então desconhecido, Christopher Reeve, o longa começa mostrando a destruição do planeta Krypton, com uma bela direção de arte, fotografia de Geoffrey Unsworth e com o monologo de Jor-el, que toma mais de 10 minutos da projeção, para justificar o cachê milionário (cerca de 3 milhões de dólares) de Marlon Brando. 

      O roteiro, estabeleceu uma estrutura que é utilizada até hoje nos filmes de super-heróis, principalmente os filmes baseados nos heróis do estúdio concorrente. Apresenta a origem, mostra o herói aprendendo utilizar os poderes para impressionar a menina que tornara seu par romântico e apresenta o vilão – aqui interpretado por Gene Hackmam, que transforma o gênio Lex Luther, em um personagem caricato, carregado de sarcasmo e em que nenhum momento em cena demonstra ser ameaçador tornando-se o grande defeito do filme.
          Com efeitos especiais datados, mas muito bem realizado para época, o filme ganhou o Oscar de melhor efeitos especiais e recebeu indicações nas categorias de melhor som, melhor trilha sonora e melhor edição. Destaque para cena de destruição do planeta Krypton e uso do bom e velho Chroma key. Com tantos nomes famosos, o grande destaque é Christopher Reeve (1952 – 2004), que “encarnou” o personagem, especialmente como Clark Kent, apesar de um grande problema do herói, o disfarce (óculos e penteado diferente, subestima a inteligência dos personagens e do espectador), quase convence por causa da a interpretação do desajustado Clark Kent. Outro grande destaque da película, é a majestosa trilha sonora, do mestre John Williams que embala tanto as cenas de ação, quanto as mais dramáticas, deixando o tema do herói imortalizado nos cinema.

FONTE: http://cinemaeafins.com 

------------------- 







CONTINUA...



Nenhum comentário:

Postar um comentário