segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

EVOLUÇÃO DA CADEIRA DE RODAS




      A origem da cadeira de rodas remonta ao século XVI mais precisamente ao ano de 1595, tendo sido construída para o Rei Filipe II de Espanha. Na época, foi apelidada de cadeira para inválidos. Esta cadeira já possuía o seu conjunto de rodas com o suporte para os pés.
      Em 1655 o construtor de relógio Stephen Farfler que tinhas as duas pernas amputadas e que viveu em Nuremberga, na Alemanha, construiu uma cadeira de rodas que mais se assemelhava a uma espécie de triciclo. Era movida por manivelas de mão que acionavam a roda da frente por meio de uma roda dentada interna. Acredita-se que foi inspirada por Johann Haustach, que já projetara uma cadeira "movida à mão" para seu próprio uso cerca de dez anos antes.

      
       Em 1869 é patenteada uma cadeira de rodas com rodas traseiras de empurrar pequenas rodas dianteiras. Posteriormente diversas evoluções foram surgindo, umas mais úteis outras mais fantasiosas

         Em 1944, Ludwig Guttman através de um programa de reabilitação no Stoke Mandeville Hospital, em Aylesbury, Inglaterra, adaptou a utilização de cadeiras de rodas aos desportos existentes, tendo sido organizado os primeiros jogos em 1947, os 'World Stoke Mandeville Wheelchair Games'.
         O primeiro jogo de basquetebol em cadeira de rodas ocorreu em 1946 nos Estados Unidos. Desde então o jogo tem-se espalhado pelo mundo, e neste momento milhares de atletas o praticam.

FONTE: http://www.cadeirarodas.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário