sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DETETIVES DA HISTÓRIA - REI ARTHUR




      Rei Arthur  é uma figura lendária britânica que, de acordo com histórias medievais e romances, teria comandado a defesa contra os invasores saxões   chegados à Grã-Bretanha no início do século VI. 
        Os detalhes da história de Artur são compostos principalmente pelo folclore e pela literatura,  e sua existência histórica é debatida e contestada por historiadores modernos. A escassez de antecedentes históricos de Artur é retratada por diversas fontes.
      A origem do mito do rei Arthur é um ponto muito debatido pelos estudiosos até hoje. Alguns acreditam que o personagem Arthur está baseado em alguma figura histórica, provavelmente um chefe guerreiro britânico da Antiguidade tardia e início da Idade Média,  a partir do qual se criaram as lendas que conhecemos hoje. Outros estudiosos crêem que Arthur é pura invenção mitológica, sem relação com nenhum personagem real.
     Os historiadores, depois de terem feito uma crítica feroz aos mitos arturianos, chegando mesmo a negar a sua existência, limitam-se a uma prudente reserva. O que nos fica então para além de belas histórias? Não podemos afirmar com toda a certeza que Arthur existiu, pois não existem relatos contemporâneos.
    Os arqueólogos, com as limitações que a ausência de registos implica, preferem falar de um período sub-romano para definir aquilo que é o período arturiano: séculos V e VI. Arthur era de fato um nome até relativamente vulgar na época. Sabe-se que um comandante romano de um destacamento sármata do século II na Bretanha  tinha esse nome. Outras figuras antes e depois do “Arthur” que nos interessa tinham esse nome. Uma divindade do norte também tinha um nome semelhante.
         Os nomes de origem romana ainda comuns nos séculos V e VI nas crônicas vão progressivamente desaparecendo à medida que, empurrados para Gales, os celtas vão se tornando galeses. Teria sido criado um herói a partir dos feitos de várias personagens que foram amalgamados pela memória coletiva? Ou de fato houve alguém que guerreou contra os saxões depois de Ambrosius e conseguiu depois adquirir um estatuto lendário? Ou nunca existiu ninguém assim e aos poucos surgiu uma lenda que foi crescendo? São várias as hipóteses mas nenhuma pode se impor no momento.


FONTE: wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário