quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SCHLITZ SURTEES, ATOR COM MICROCEFALIA

     
       
       Schlitzie, nascido em 1901, depois de participar do filme Freaks de 1932, produzido por Tod Browning, se tornou possivelmente o mais conhecido ator bizarro de sempre. A data de nascimento é uma suposição, pois na verdade ninguém sabia a data, o nome real e o local onde nasceu o jovem que foi abandonado pela família.
        Abandonar ou vender crianças deficientes era costume aquela época. O destino era, quase sempre, os circos de horrores e bizarrices conhecidos pelo nome politicamente correto de circos de curiosidades etnológicas, como o famoso Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus. de Phineas Taylor Barnum que enriqueceu explorando os deficientes.
        Schlitzie, que pode ter nascido no Bronx, Nova Iorque; Santa Fé, Novo México ou Yucatan, México, sofria de microcefalia, uma condição neurológica em que o tamanho da cabeça é menor do que o tamanho típico para a idade da criança, e por isso tinha um crânio bem pequeno, baixa estatura e retardamento mental severo como se fosse uma criança de 3 anos de idade.



        Schlitzie era homem, mas para que ficasse com um aspecto ainda mais tosco e bizarro, Tod Browning pediu que ele se vestisse de mulher para fazer o filme Freaks. A partir daí só se apresentava em público desta forma. Não havia quem não se rendesse ao sorriso da "eterna criança grande" que morreu aos 70 anos em uma asilo para idosos em 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário