domingo, 6 de janeiro de 2013

DESENHO UNIVERSAL OU DESIGN ACESSÍVEL



      O conceito do Desenho Universal foi desenvolvido entre os profissionais da área de arquitetura da Universidade da Carolina do Norte – EUA, com objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes que pudessem ser usados por todos, na sua máxima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência.
      A meta era que qualquer ambiente ou produto poderia ser alcançado, manipulado e usado, independentemente do tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou mobilidade.
Mas o Desenho Universal não é uma tecnologia direcionada apenas aos que dele necessitam. É voltado para todas as pessoas!
      A ideia é assegurar que todos possam utilizar com igual segurança e autonomia espaços construídos e objetos. Para isso, alguns conceitos foram criados:

1- Equiparação nas possibilidades de uso
É útil e comercializável às pessoas com habilidades diferenciadas.


2- Flexibilidade no uso
Atende a uma ampla gama de indivíduos, preferências e habilidades.


3- Uso Simples e intuitivo
É de fácil compreensão, independentemente de experiência, nível de formação, conhecimento do idioma ou da capacidade de concentração do usuário.


4- Captação da informação
Comunica de forma clara as informações necessárias, independentemente de sua capacidade sensorial ou de condições ambientais, atendendo as necessidades do receptor, seja ele uma pessoa estrangeira, com dificuldade de visão, audição, etc.


5- Tolerância ao erro
Previsto para minimizar os riscos e possíveis consequências de ações acidentais ou não intencionais.


6- Mínimo esforço físico
Pode ser utilizado com um mínimo de esforço, de forma eficiente e confortável.


7- Dimensão e espaço para uso e interação
Oferece espaços e dimensões apropriados para interação, alcance, manipulação e uso, independentemente do tamanho do corpo (obesos, anões etc), da postura ou mobilidade do usuário (pessoas em cadeira de rodas, com carrinhos de bebê, bengalas etc).

FONTE: http://www.tecnologiaoutonal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário