sábado, 8 de setembro de 2012

EX-GUERRILHEIRO VIRA MAIS BEM-SUCEDIDO ATLETA PARALÍMPICO DA ESPANHA



       
       O espanhol Sebastian Rodríguez conquistou a medalha de prata nos 200 metros livres S5. Até aqui tudo normal, não fosse o facto do nadador ter um passado muito sombrio.

      Rodríguez, de 56 anos, fez parte de um grupo terrorista (Grapo) que assassinou um empresário sevilhano Rafael Padura em 1984. O espanhol foi condenado a 84 anos de prisão mas saiu 10 anos depois em cadeiras de rodas, devido a uma paralisia das suas pernas, após uma longa greve de fome (432 dias).

      Nos Jogos Paralímpicos de Sydney'2000, Rodríguez conquistou cinco medalhas de ouro, mas esteve muito próximo de as perder, já que mentiu ao Comité Paralímpico Internacional a origem da sua deficiência, tendo explicado na altura que tinha ficado sem pernas após um acidente de automóvel.

     Apesar da polémica, o Comité Paralímpico decidiu manter as medalhas do espanhol, alegando que não havia nenhuma razão legal para o fazer.

     Atualmente, é um dos desportistas espanhóis com mais medalhas paralímpicas: 14 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze.

     Em 1994, o espanhol saiu em liberdade condicional e, mais tarde, o governo espanhol concedeu perdão a Rodríguez, uma decisão que provocou enorme ira junto da família da vítima.

      "O meu passado não pode ser apagado", afirmou o nadador que vai ainda participar nos 100 metros livres e nos 4x100 livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário