terça-feira, 25 de setembro de 2012

ASSIM VIVEMOS: FESTIVAL DE FILMES SOBRE DEFICIÊNCIA EM PORTO ALEGRE


      Começa nesta terça-feira (25/09), no Rio Grande do Sul, o festival de cinema Assim Vivemos, voltado para o tema da inserção social de pessoas com deficiência. Em sua quinta edição, o evento patrocinado pela Petrobras apresentará, até 30 de setembro, filmes nacionais e internacionais, com 18 produções de países como Rússia, Alemanha, Brasil, Suíça e Moçambique. A entrada é gratuita.
      Único do gênero no Brasil, o festival movimentará a capital gaúcha com exibições no CineBancários e debates sobre “Educação Inclusiva” e “Síndrome de Down: Trabalho e Vida Adulta”. Além de Porto Alegre, o Assim Vivemos terá apresentações em Pelotas, de 2 a 4 de outubro, e Santa Cruz, de 8 a 10 de outubro.
      Entre os destaques da programação, está “Incluindo Samuel”, dos Estados Unidos, que coloca em foco a educação inclusiva; “Quando brilha um raio de luz”, do Irã, que mostra a relação de companheirismo entre duas irmãs; e “Cidade Down”, da Polônia, que acompanha a realização de um ensaio fotográfico com jovens com síndrome de Down. Entre os brasileiros, está o curta “Aloha”, de Paula Maia dos Santos, realizado em 2010 sobre o surf como um esporte de inclusão; e “Dois Mundos”, de Thereza Jessouroun, trabalho no qual o universo dos surdos com implantes é retratado.
      O Assim Vivemos oferece variadas opções de acessibilidade, como audiodescrição e catálogos em braille para deficientes visuais, legendas closed caption, interpretação em LIBRAS nos debates para deficientes auditivos e acesso para cadeirantes. O Festival teve sua primeira edição em 2003 no Rio de Janeiro e em Brasília, e acontece a cada dois anos.

Outros projetos
      A Petrobras patrocina diversos projetos voltados para pessoas com deficiência, tais como o Boletim Ponto a Ponto (informativo com 60 páginas em Braille, distribuído em bibliotecas e instituições em todo o país), Éfeito de Papel (projeto pretende contribuir para a transformação da realidade social de usuários com transtornos mentais e seus familiares), projeto Surdo Cidadão, Cultura & Música para Todos os Especiais; e já apoiou o Musibraille (software da língua portuguesa para a transcrição de partituras em Braille) e Fotolibras (Fotografia através da Língua Brasileira de Sinais).

Serviço:
Assim Vivemos – 5° Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência

      De 25 a 30 de setembro, 2ª edição em Porto Alegre, no CineBancários (Rua General Câmara 424, Centro – Porto Alegre – RS)
      Pelotas – 2 a 4 de Outubro (IFSUL – Instituto Federal Sul-Rio-grandense – Praça Vinte de Setembro 455)
      Santa Cruz – 8 a 10 de Outubro (UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul [Auditório Central] – Av. Independência 2293 – Bairro Universitário)
A entrada é franca e o evento é indicado para todas as idades.
Confira outras informações no site oficial do evento: http://www.lavoroproducoes.com.br/festivais/assim-vivemos/edicao-2012/

FONTE: REDE SACI

Nenhum comentário:

Postar um comentário