segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CINEMA E DEFICIÊNCIA - LUZES DA CIDADE (1931)



      Charles Chaplin é o pequeno vagabundo que protege uma vendedora cega de flores. Ele faz amizade com um milionário alcoólatra a quem salva a vida e lhe tira dinheiro para que a garota possa operar os olhos. Nenhum dos dois sabe que ele é um pobretão: a garota, por ser cega, e o milionário, por estar sempre bêbado. Mesmo tentando ajudar os dois, o vagabundo é preso e várias confusões acontecem até o desfecho final.

CURIOSIDADES

- Era o filme favorito do diretor Orson Welles.

- Charles Chaplin rodou 342 vezes a cena em que o vagabundo compra uma flor da florista cega. O motivo de tantas repetições foi que Chaplin não conseguia encontrar um modo satisfatório de mostrar que a florista achava que o vagabundo era na verdade um milionário.

- Perto do fim das filmagens Chaplin demitiu a atriz Virginia Cherrill após ela chegar atrasada aos sets de filmagens. Era intenção de Chaplin rodar novamente todas as cenas de Cherril com a atriz Georgia Hale em seu lugar. Chaplin chegou a rodar algumas cenas com Georgia Hale, mas logo percebeu que se fosse rodar todas as cenas já prontas novamente teria um custo adicional que levaria sua produtora à falência. Deste modo ele decidiu por recontratar Cherrill, que apenas aceitou retornar ao trabalho após ganhar um aumento de 100% em seu salário.
 

FICHA TÉCNICA

Diretor: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Virginia Cherrill, Harry Myers, Hank Mann, Allan Garcia.
Produção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Fotografia: Charles Chaplin
Trilha Sonora: Charles Chaplin
Duração: 81 min.
Ano: 1931
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Preto e Branco
Distribuidora: United Artists
Estúdio: Charles Chaplin Productions
 
e Lista Joaquim Gonzalez Fortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário