sábado, 17 de março de 2012

ATLETA COM DEFICIÊNCIA CONSEGUE ÍNDICE PARA LONDRES




      Primeiro atleta com deficiência deficiência a disputar um Mundial de Atletismo, está bem próximo de fazer história novamente. Neste sábado, o sul-africano conseguiu o índice para participar dos Jogos Olímpicos de 2012, ao percorrer 400 metros no tempo de 45s20, em prova disputada em Gauteng North (África do Sul).

      “Estou extremamente feliz por ter conseguido a classificação olímpica. É um grande momento para mim e tentarei dar meu melhor", afirmou Pistorius, quem classificou de "momento mágico" o instante em que cruzou a linha de chegada. 


      Pistorius tem 26 anos e corre com próteses nas duas pernas. O sul-africano é recordista mundial nos 100m, 200m e 400m raros para pessoas com deficiência na classe T44. Ele teve as duas pernas amputadas quando tinha 11 meses idade.

      No Mundial de Atletismo, em 2011, Pistorius chegou até as semifinais dos 400m, quando foi eliminado. Antes, em 2008, ele tentou se classificar para as Olimpíadas de Pequim em 2008. O caso virou polêmica, já que a IAAF (Federação Internacional de Atletismo) o proibiu de competir em provas fora do calendário paralímpico.

      “Está proibido o uso de qualquer dispositivo técnico que incorpore molas, rodas ou qualquer elemento que dê a seu usuário vantagem sobre outro atleta que não possui tal dispositivo”, diz o regulamento da entidade. Em maio do mesmo ano, após apelação do corredor, a CAS (Corte Arbitral do Esporte) anulou esta decisão.

      Neste ano, o sul-africano foi homenageado com o Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário