terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A CRIANÇA CEGA - PARTE 3

 

Informe-se a respeito das escolas inclusivas.

      Inscreva o seu filho cego num jardim de infância. Se a criança estiver preparada para isso, necessita dessa experiência mais ainda do que as crianças que vêem. Isto é verdade, porque muitas crianças cegas não tiveram as oportunidades suficientes e necessitam, por isso, de tudo o que lhes possa ser dado que facilite o seu desenvolvimento global.
      Informe-se sobre as várias possibilidades que a comunidade lhe pode oferecer relativamente à a futura educação escolar de seu filho. Procure aquilo que houver de melhor para as crianças que vêem e não se satisfaça com algo que não ofereça as condições necessárias. É preciso um certo trabalho de planejamento com as entidades escolares locais antes que o seu filho entre na escola. Informe-se dos apoios locais em matéria de Ensino inclusivo e especial.

Os amigos são importantes.

      A criança cega deve começar cedo a brincar com crianças normo-visuais. As crianças aprendem muito umas com as outras, e desde muito cedo as crianças compreendem o que é que os seus companheiros de brincadeira esperam deles a nível de comportamento. É a fase das trocas, há regras que têm de ser seguidas e os brinquedos têm que ser partilhados. Tudo isso contribui para o seu desenvolvimento.
      Normalmente as crianças que vêem encaram a cegueira duma forma muito mais natural do que a maior parte dos adultos. Quando os amigos do seu filho lhe fizerem perguntas sobre a cegueira, responda-lhe duma forma simples e franca, porque eles estão realmente interessados em saber. Mas essa curiosidade é a mesma que revelam quando perguntam porque é que uma pessoa é ruiva ou porque é que algumas pessoas usam roupas diferentes das deles.
      No inicio pode ser necessário um certo esforço para que as crianças comecem a brincar juntas. Mas vale a pena, pois assim em breve o seu filho começará a enfrentar situações reais. Todas as ocasiões em que ele possa encontrar e brincar com outras crianças, representam novas experiências e benefícios para o seu filho.

Superproteção.

      Em famílias em que há mais crianças, os pais podem ter a tendência para superproteger ou beneficiar a criança com deficiência. Deixe-a colaborar em todas as tarefas em que isso seja possível, distribua-lhe trabalhos fixos tal como faz com os seus irmãos ou irmãs. Ele gostará de ser tratado como as outras crianças, e ficará triste se ficar de fora em qualquer situação. A criança cega sentir-se-á muito mais feliz se sentir que faz algo de útil para a família em vez de estar sempre na situação de receber. Quando ela e a família colaboram, isso contribui para que a criança se sinta útil e importante.

Quem sabe sobre a cegueira?

      O sentimento de infelicidade que ligamos à cegueira não é efetivamente provocada por ela, mas sim pela forma como a família, a comunidade e as pessoas em geral atuam para com um cego.
      Poucos pais conseguem manter-se calmos quando, na rua, uma pessoa totalmente estranha os aborda e manifesta pena relativamente à cegueira do seu filho. Essa pessoa poderá mesmo querer dar à criança dinheiro ou guloseimas. Este tipo de atitude das pessoas que vêem em relação aos cegos é devido, pura e simplesmente, à ignorância. As pessoas, em geral, sabem muito pouco sobre a cegueira, e muitas vezes o que julgam saber não corresponde à realidade. Uma mãe dizia: "Foi necessário muito tempo até eu conseguir controlar-me e não ficar irritada. Mas agora já consigo com toda a sinceridade virar-me para o meu filho e dizer-lhe: Eles não querem te magoar. Só fazem estas coisas porque não sabem."

Procure obter ajuda.

      Logo que saiba que o seu filho é cego, comece imediatamente a tentar procurar todo o auxílio possível para que ele cresça e se desenvolva duma forma, tão semelhante quanto possível, à de qualquer outra criança. Dirija-se aos Serviços sociais e de educação da sua região, onde consiga obter todas as informações possíveis, especialmente a respeito de estimulação precoce.
      Lembre-se de que a primeira e última lição de que os pais de uma criança cega necessitam é:
  • Acredite no seu filho e convença-se de que ele pode tersucesso na vida.
  • Dê-lhe amor, afeição e promova a sua saúde.
  • Dê-lhe possibilidades para aprender e para ter todas as experiências que contribuem para o seu desenvolvimento global.
      Se fizer isto, o seu filho estará no caminho da autonomia, independência e das tomadas de decisões necessárias para viver bem e de uma vida tão interessante, feliz e útil como a de qualquer outra pessoa.



* Traduzido de: "The preschool child who is blind".
U.S. Department of Health, Education and Welfare..
Tradução: DGEBS - Divisão do Ensino Especial - PT.


FONTE: http://www.bengalalegal.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário