segunda-feira, 7 de março de 2011

INCIDENTE EM ANTARES - SUGESTÃO DE LIVRO

          Hoje vou sugerir um livro muito interessante do Erico Veríssimo: Incidente em Antares. É a história fantástica de 7 mortos que por não terem sido sepultados, levantam de seus caixões e voltam para a cidade onde viviam. Uma dama da alta sociedade, um bêbado, uma prostituta e um preso político, entre outros, decidem acertar as contas com os vivos e fazem do último romance de Erico uma ótima sugestão de leitura.





          O livro é dividido em duas partes, onde se misturam acontecimentos reais e irreais.
          Na primeira parte, é apresentado o ajustamento das duas facções políticas da cidade (os Campolargo e os Vacariano) às oscilações da política nacional. Apresenta também a união deles em face da ameaça comunista, como é conhecida na cidade, a classe operária que reivindica seus direitos.

          Na segunda parte, acontece o "incidente" do título: com a greve geral em Antares e a morte inesperada de sete pessoas, incluindo a matriarca dos Campolargo, Quitéria. Duante o cortejo de Dona Quitéria, os Campolargo são impedidos, pois os coveiros,em greve,cercam o cemitério,impedindo o enterro, e desta forma, aumentando-se a pressão sobre os patrões. Os mortos, não sepultados, adquirem "vida" e passam a vasculhar a vida dos parentes e amigos, revelando, então, a podridão moral da sociedade. Como as personagens são cadáveres, e portanto, livres das pressões sociais, podem criticar à vontade a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário