sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ANOS 80 - MÚSICA - BANDAS NACIONAIS


          Várias bandas surgiram e se consagraram nos anos oitenta... Aí vão algumas!


BARÃO VERMELHO - uma das mais respeitadas bandas brasileiras. No primeiro LP ficou conhecido no cenário roqueiro, no segundo despontou no país todo com "Pro dia nascer feliz" e no terceiro se consagrou com "Bete Balanço". A saída de Cazuza, em junho de 1985 fez todo mundo acreditar que a banda estava fadada ao fracasso. Ledo engano. Já no primeiro álbum com Frejat nos vocais, Declare Guerra, o Barão emplacou  dois hits: a música título e "Torre de Babel".





BLITZ - abriu os caminhos para o rock nacional com "Você não soube me amar". O primeiro LP foi proibido para menores de 18 anos pela censura. Foi uma das bandas precursoras do rock nacional. O grupo foi formado no Rio de Janeiro, em 1980.   Integrado por Evandro Mesquita, guitarra e voz; Fernanda Abreu, backing vocal; Marcia Bulcão,  backing vocal; Ricardo Barreto, guitarra; Antonio Pedro Fortuna, baixo;  William Billy Forghieri, teclados; e Lobão (depois substituído por Juba), bateria.


CAMISA DE VÊNUS - liderado por Marcelo Nova, amigo do peito de Raul Seixas. Entre os sucessos da banda estavam "Eu não matei Joana D'Arc" e "Sílvia" (que todo  mundo completava: Piranha!).

CAPITAL INICIAL - da mesma escola que Legião Urbana, só estourou em 1986 com "Música Urbana". Depois de relativo sucesso nos anos 80, estourou novamente em 2000, com o Acústico MTV.

ENGENHEIROS DO HAWAII - Quatro estudantes da Faculdade de Arquitetura da UFRGS  resolveram formar uma banda apenas para uma apresentação em um festival da faculdade, que aconteceria por protesto à paralisação de aulas. Escolheram o nome Engenheiros do Hawaii para satirizar os estudantes de engenharia que andavam com bermudas de surfista, com quem tinham uma certa rixa. Tornou-se conhecida pelos hits "Terra de Gigantes" e "Infinita Highway". O vocalisata Humberto Gessinger é o único integrante original a permanecer no grupo até hoje.


IRA - uma das mais respeitadas bandas dos anos 80. "Flores em você", devido ao seu  belo arranjo de cordas foi parar na novela das oito "O Outro".

KID ABELHA E OS ABÓBORAS SELVAGENS - grupo vocal-instrumental carioca que já vendeu  9 milhões de cópias de discos somente no Brasil. Formou-se no final de 1981 e era composto por Paula Toller, Leoni, George Israel, Bruno Fortunato e Beni Borja. Entre os maiores sucessos estão "Lágrimas e Chuva", "Pintura Ìntima" e "Como eu quero".


LEGIÃO URBANA - Renato Russo foi o maior guru dos adolescentes nos anos 80. Suas letras batiam no fundo da alma da garotada. O primeiro disco reunia clássicos como "Será", "Geração Coca-Cola" e "Ainda é cedo". No segundo disco vieram "Eduardo e Mônica" e "Índios". Até a morte de Renato Russo, em 1996, a Legião lançou oito discos.


NENHUM DE NÓS - uma das únicas bandas gaúchas que manteve uma carreira continua. Surgiu em 1987, mas seu primeiro sucesso nas rádios, "Camila Camila", só aconteceu um ano depois. Com "Astronauta de Mármore", versão para "Starman", de David Bowie, levou o álbum à marca de 210 mil cópias vendidas.

PARALAMAS DO SUCESSO - Seus integrantes desde 1982 são Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone. No início a banda misturava rock com reggae,   posteriormente passaram a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos. A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Legião. Em 2001, o vocalista Herbert Vianna sofreu um acidente de ultraleve e ficou paraplégico.


RPM - maior fenômeno de massa do rock nacional até hoje. Surgiu com "Louras geladas", em 1985, e um anos depois lotava ginásios e estádios no Brasil inteiro. Paulo Ricardo virou símbolo sexual. Foi um dos grupos mais bem sucedidos da história da música brasileira. Na segunda metade dos anos 80 conseguiram bater todos os recordes de vendagens da industria fonográfica brasileira.


TITÃS - formada em São Paulo na décadsa de 80, está na ativa  há mais de 25 anos. Algumas de suas músicas de maior sucesso são
 Sonífera Ilha, Flores, Polícia, Familia, Comida, O Pulso, Go Back, Domingo, Enquanto Houver Sol, Homem Primata, Bichos Escrotos, Cabeça Dinossauro, Prá Dizer Adeus, Marvin, AA UU, Epitáfio, Diversão, e a mais recente Porque Eu Sei Que é Amor.

ULTRAJE A RIGOR - criada no início dos anos 80 em São Paulo e idealizada por Roger Rocha Moreira  (voz e guitarra base), obteve sucesso  devido aos hits "Inútil" e "Mim quer tocar".  Em 1985 a banda ficou nacionalmente conhecida pelo álbum Nós Vamos Invadir sua Praia,  que trouxe o primeiro  disco de ouro e platina para o rock nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário