quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

REIS E RAINHAS - CARLOS MAGNO





      Carlos Magno ou Carlos I, o Grande, foi um importante imperador e conquistador medieval da Dinastia Carolíngia. Grande defensor dos dogmas católicos, foi coroado Imperador do Sacro Império Romano Germânico, em 800, pelo Papa leão III, após tornar-se Rei dos Francos (768 a 814) e dos Lombardos (a partir de 774), constituindo assim, o grande Império Carolíngeo, que recebeu esse nome em sua homenagem.

      Suas ações foram muito importantes para reunificar diversas partes da Europa, as quais estavam fragmentadas desde a queda do Império Romano Ocidental, em 476 d.C.. Foi assim que o governante contribuiu com mudanças significativas no âmbito da cultura do medievo, do desenvolvimento da administração territorial e das estratégias focadas no expansionismo militar.

      De tal modo, além de colaborar com a disseminação da religião católica, foi um grande incentivador das letras e das artes bem como um valorizador do ensino, o que o levou a realizar uma reforma educacional na Europa.

      Assim, as escolas passaram a funcionar nas cortes, mosteiros e bispados as quais incluíam as disciplinas: gramática, retórica e dialética, aritmética, geometria, astronomia e música. Esse período de florescimento das artes e da cultura ficou conhecido como Renascimento Carolíngio.

      Apesar de ser considerado uma das figuras mais importantes da Europa Medieval, pouco se sabe sobre sua vida. Neto de Carlos Martel, Duque da Austrásia, e o primogênito de Pepino III, o Breve, Carolus Magnus nasceu em 742 e faleceu em 814. Seguiu os passos de seus herdeiros e foi uma das figuras representativas mais importantes das políticas expansionistas realizadas na Europa.

      Após a queda do Império Romano do Ocidente em meados do século V, a Europa estava fragmentada em diversos reinos, os quais competiam entre si o poder ao buscar a conquista e expansão dos territórios no continente.
     Embora houvesse muitas contendas entre os reinos, a essencial característica foi a expansão da religião católica, que por sua vez, foi utilizada estrategicamente por Carlos Magno, para unir novamente a Europa, já que muitos reinos tinham em comum essas crenças.

      Magno governou o Reino dos Francos a partir de 768, sendo que o poder religioso que emanava de Roma, fora transferido para o norte da França, o que deixou muitos romanos descontentes, indicadas pelas diversas contendas que tiveram.
      Foi um habilidoso guerreiro, político e estrategista, e por meio de suas campanhas militares, conquistou diversos territórios criando um vasto Império, o qual reunia parte da Europa Ocidental e Central, nos territórios dos países: França, Espanha e Itália. Participou de diversas batalhas, das quais se destacam: Guerra na Aquitânia, Guerra da Lombarda, Guerra da Saxônia e Guerra da Bavaria.

      Foi assim que lutou bravamente contra o paganismo na Europa convertendo os em cristãos e estendendo cada vez mais seu domínio, o que gerou diversas batalhas de diferentes povos: mouros, bretões, eslavos, hunos, frísios, dentre outros. Com sua morte, o cargo foi ocupado por seu filho Luís, Rei da Aquitânia.

FONTE: https://www.todamateria.com.br/

Rei dos francos e imperador do Ocidente, Carlos Magno foi o primogênito de Pepino, o Breve, primeiro monarca da dinastia carolíngia. Recebeu a unção real na mesma ocasião em que o papa Estevão 2º, mediante a sagração de Pepino, le... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/biografias/carlos-magno.htm?cmpid=copiaecola
Rei dos francos e imperador do Ocidente, Carlos Magno foi o primogênito de Pepino, o Breve, primeiro monarca da dinastia carolíngia. Recebeu a unção real na mesma ocasião em que o papa Estevão 2º, mediante a sagração de Pepino, le... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/biografias/carlos-magno.htm?cmpid=copiaecola

Nenhum comentário:

Postar um comentário