sábado, 3 de junho de 2017

O BEM-AMADO

 
 
 
      Uma das novelas mais famosas de todos os tempos.
 
      A convivência nas gravações da novela e, posteriormetne, do seriado, aproximou os atores Paulo Gracindo e Lima Duarte. O intérprete de Zeca Diabo tem boas lembranças daquela fase. Os dois decoravam juntos e até improvisavam.
 
      Paulo Gracindo transformou Odorico Paraguaçu em personagem inesquecível da teledramaturgia brasileira. O próprio ator o considerava seu melhor personagem. Em entrevista a O Globo, em 1993, ele declarou que Odorico fez um sucesso tão grande que os prefeitos de todas as cidades que visitou, durante e depois da novela, queriam tirar fotos ao seu lado. Mas o personagem não era uma unanimidade. Em entrevista a O Globo, em fevereiro de 1973, o então deputado Aluisio Paraguassu, do MDB gaúcho, preocupava-se: “A imagem é nosso capital. Como a novela vem alcançando altos índices de audiência, tenho razões para estar preocupado com a possibilidade de os eleitores me confundirem com o Odorico”.
 
      Segundo o ator Gracindo Júnior, filho de Paulo Gracindo e intérprete do personagem Jairo na novela, seu pai tinha a liberdade de interferir no texto de Dias Gomes, criando muitos cacos, como algumas pérolas do linguajar do prefeito. O ator ressalta, ainda, que Paulo Gracindo era muito bem-humorado.
 
      A repercussão da novela foi tamanha que Odorico ressuscitou no seriado O Bem-Amado, exibido pela TV Globo entre 1980 e 1984.

      O Bem-Amado foi a primeira novela da TV Globo a ser exportada, abrindo o mercado estrangeiro para os produtos nacionais. Até então, apenas textos eram comercializados.
 
      Dirceu Borboleta protagonizou muitas cenas cômicas na novela e se tornou um marco na carreira de Emiliano Queiroz. O ator conta que foi desenvolvendo os trejeitos do personagem ao longo da novela. Ao notar, por exemplo, que ele mesmo tinha uma tendência a andar com as pernas ligeiramente curvadas para dentro, exagerou o maneirismo e inventou o andar esquisito de Dirceu.
 
FONTE: MEMÓRIA REDE GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário