terça-feira, 6 de dezembro de 2016

RANAVALONA, A RAINHA MÁ



      Num dos períodos mais sinistros da história de Madagáscar, a caprichosa rainha submeteu os próprios súbditos a todas as formas de execução imagináveis.

      O antropólogo e cineasta Keith Laidler escreve, na obra Female Caligula, que a rainha Ranavalona I de Madagáscar pode ter sido responsável pela eliminação de aproximadamente um milhão de súbditos. Durante o seu dissoluto e tirânico reinado, que se prolongou por 33 anos, muitos outros pereceram em consequência da fome ou foram obrigados a trabalhar ininterruptamente até à morte. A verdade, segundo Laidler, é que o comportamento da soberana, cujo nome era Rabodoandrianampoinimerina, reduzia as mais abjetas crueldades dos césares romanos a meros passatempos. Apenas conhecemos alguns dados biográficos sobre os primeiros anos de Ranavalona, como o de ter nascido na tribo Menabe, algures entre 1782 e 1790, no seio de uma família com ligações à realeza. Outro pormenor importante: a sua união com o rei Radama, o primeiro grande monarca da ilha, quando era pouco mais do que uma menina.

      O casamento colocou o poder absoluto ao alcance das mãos ambiciosas de Ranavalona e, de facto, muitos historiadores interrogam-se sobre até que ponto esteve envolvida na morte do marido e se teria chegado a envenená-lo. Pensa-se, igualmente, que, após o falecimento do rei, que não deixou herdeiros, teria eliminado qualquer potencial rival no caminho da sucessão, incluindo boa parte da família de Radama.


Uma frieza implacável

      Seja como for, a viúva negra subiu ao trono em 1828. Como governante, deu provas de uma frieza implacável. Uma das suas primeiras medidas foi rasgar todos os tratados que o anterior monarca assinara com diversas potências estrangeiras e expulsar da ilha todos os que não eram nativos. A situação tornou-se especialmente difícil para os missionários, nomeadamente depois de a rainha recuperar de uma doença grave, por volta de 1835. A lenda que surgiu em redor de Ranavalona garante que conseguiu escapar da morte graças a um talismã mágico que guardava no local mais recôndito do palácio, mas o que se sabe é que, por essa altura, foi desencadeada uma perseguição implacável contra os cristãos.

      Numa tentativa para erradicá-los de Madagáscar, a rainha, que podia mobilizar um exército de 20 mil homens, executou todos os que declaravam professar aquela religião ou que tivessem uma Bíblia. Ranavalona demonstrou possuir um refinado e imaginativo talento para matar: alguns testemunhos referem como muitas vítimas, depois de capturadas, eram crucificadas ou vestidas com peles ensanguentadas de animais sacrificados, para servirem de presa aos cães. Outros eram atados aos pares e lançados nas selvas mais densas de Madagáscar para morrerem à fome. Um dos seus métodos preferidos era colocar o prisioneiro num poço escavado numa elevação e fazer que os soldados lançassem do alto recipientes com água a ferver, de forma que o líquido começasse a subir, pouco a pouco, para escaldar lentamente o desgraçado.

      Aos estrangeiros, ela não negava a liberdade religiosa em seu país. Porém, ninguém poderia ensinar o povo de Madagascar uma crença que não fosse própria de lá. A pena era clara: a morte! Isso fez com que muitos cristãos fugissem do país, e inúmeros dos que ficaram foram presos, torturados e executados.

      Certa vez, ela colocou 15 missionários cristãos para perdurados em cordas sobre um precipício, cortando a sustentação e matando a todos! Em outras ocasiões, ela cozinhava os cristãos vivos!





      Não é de estranhar que os cristãos da ilha falem daquela época como “o tempo em que a terra era escura”. Algumas estimativas indicam que cerca de 150 mil podem ter morrido durante os anos da repressão exercida por Ranavalona. Por sua vez, outros “criminosos” não eram mais bem tratados e, para provar a sua inocência, tinham de beber venenos letais extraídos de plantas ou eram forçados a nadar em rios infestados de crocodilos. A soberana também não mostrou clemência com o exército de escravos que mantinha atarefados nos mais diversos trabalhos: eliminou, por pura diversão, dez mil servos numa semana de festejos.

      Como não podia deixar de ser, a ilha mergulhou no isolamento. Em 1845, uma missão anglo-francesa procurou travar as atrocidades, mas a rainha (que se fazia adorar, na época, como uma deusa viva) suspeitou que ocultava uma conspiração familiar, pelo que expulsou os europeus e prosseguiu as suas atividades. Tinha razão relativamente à conjura. Radama II, seu filho e herdeiro, contactara em segredo os católicos e chegou a pedir a Napoleão III para invadir o país. Todavia, as portas de Madagáscar só se abririam em 1861, ano da morte da soberana.

FONTES: SUPER História 2011/2012: Os Maus da História!, MEGACURIOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário