domingo, 30 de outubro de 2016

CINEMA EM TIRAS - O NOME DA ROSA - PARTE 5





O Nome da Rosa - o livro
 
    Definir “O Nome da Rosa” em um só estilo não é tarefa fácil!

    Ele tanto pode ser lido como literatura policial, como romance gótico ou histórico, que mesmo assim é capaz de satisfazer o leitor em todos os sentidos. É um livro que pode ser abordado de várias maneira e mesmo assim consegue agradar de todas elas. É um verdadeiro universo de conhecimento, e tenho certeza que, se daqui há algum tempo eu reler esse livro (e com muito prazer farei isso), conseguirei me surpreender novamente com a sua injeção de conhecimento.
 
    A adaptação para o cinema é bastante fiel ao livro. No filme, Sean Connery (007) dá vida a William de Baskerville (no filme o personagem não é chamado de Guilherme) e Christian Slater (Entrevista com o Vampiro) interpreta Adson de Melk. O final do longa-metragem difere um pouco do livro, porém também consegue ser bastante convincente. A única mudança que me incomodou, se comparado ao livro, foi a biblioteca que, apesar de também ser gigantesca, não chega aos pés da apresentada no livro. O labirinto descrito por Umberto era bem melhor.
 
UMBERTO ECO: Nascido na Itália em 1932, Umberto Eco era um escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Era um notório escritor de romances, sendo eles, além de “O Nome da Rosa”, ‘O Pêndulo de Foucault’, ‘A Ilha do Dia Anterior’, ‘Baudolino’, ‘A Misteriosa Chama da Rainha Loana’ e ‘O Cemitério de Praga’. Faleceu no dia 19 de fevereiro de  2016 em Milão, na Itália.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário